O Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja do mundo. De acordo com a pesquisa de 2018, feita pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, são produzidos 14,1 bilhões de litros da bebida por ano! Atualmente, o país conta com mil cervejarias artesanais.

Esse mercado se mostra cada vez mais promissor no Brasil, por isso, acontece aqui em Bauru o primeiro curso de sommelier de cerveja. Oferecido pelo Instituto de Cerveja Brasil, as aulas têm inicio no dia 17 de agosto, com carga horária de 84 horas.

O curso é destinado para quem trabalha ou pretende trabalhar no ramo, além de apaixonados por cervejas.

A maior escola de cerveja do Brasil

Fundado em 2010, o Instituto de Cerveja Brasil é a primeira escola voltada para a formação de sommeliers da bebida no país. Com profissionais capacitados, o ICB oferece workshops, cursos profissionalizantes e de especialização.

“O objetivo primário do ICB é a realização de cursos profissionais que darão aos alunos bagagem para entrarem no mercado de trabalho, seja para empreender ou para trabalhar em cervejarias, bares, restaurantes e importadoras”, complementa o instituto.

Hoje, o ICB está presente em nove estados com mais de 120 turmas formadas! Com os cursos, já passaram mais de 9.500 alunos pela escola.

Uma formação importante

Um profissional que entra no mercado das cervejas deve entender dos mais diversos aspectos do produto para sempre se manter atualizado. Além disso, a especialização permite oferecer uma melhor experiência aos clientes sobre o que são as cervejas artesanais.

“O sommelier de cervejas é essencial para fazer com que o consumidor entenda todas as possibilidades que a cerveja artesanal pode trazer, desde aromas e sabores até novas experimentações, inclusive as possibilidades de harmonização”, explica o ICB.

Por isso os cursos do Instituto de Cerveja Brasil são tão importantes. Além de ser o melhor curso da América Latina, também criam profissionais aptos ao mercado de trabalho.

O curso em Bauru

Aqui em Bauru, o curso de sommelier começa no dia 17 de agosto e finaliza em 27 de outubro, com as aulas nos finais de semana, das 09h às 18h.

Nas aulas, os alunos aprenderão:

  • analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja;
  • sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor, contribuindo para o consumo consciente, responsável e prazeroso do cliente;
  • sugerir harmonizações adequadas aos diferentes tipos de gastronomia;
  • elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda;
  • promover eventos de degustação e harmonização aos mais diversos públicos consumidores;
  • servir o cliente baseado nas diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas;
  • utilizar de conceitos e estratégias de marketing e mercado para fomentar as vendas.

Serão degustados em torno de 90 rótulos, exemplares clássicos dos principais estilos das quatro escolas cervejeiras, como German Pils e Bohemian Pilsner, Tripel, Dubbel e Belgian Strong Ale, English Bitters e Old Ale, IPA, Imperial IPA e Brown Ale. Além das cervejas trapistas e das produzidas pelo método champenoise.

Confira mais informações sobre o curso pelo link: www.institutodacerveja.com.br/turma/sommelier-de-cervejas.

publieditorial

Serviço

Curso de sommelier de cerveja

Data de início: 17 de agosto
Horário: sábados e domingos, das 09h às 18h
Local: Restaurante Sin Tae (Rua José Antônio Braga, 2-77)
Inscrições: www.institutodacerveja.com.br/agenda
Informações: (11) 93000-0389 ou [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …