O Espaço Cultural “Leônidas Simonetti”, da 94 FM, recebe a exposição “Espelho Baldio” de Ronaldo Gifalli, de 22 de julho até 25 de agosto. 

Com texto e curadoria de Túlio Stafuzza, a mostra terá obras nas técnicas de pintura, cerâmica e um caderno de gravuras com tiragem única. 

Esses trabalhos resultaram de uma pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2019. Os temas das obras fazem refletem sobre elementos que o artista encontra ao seu redor como, por exemplo, vasos, sementes e pedras.

Reflexão: literalmente e metaforicamente

Apesar de os elementos que inspiraram as obras serem coisas simples do nosso cotidiano, a proposta do artista é refletir sobre o significado simbólico de cada um deles.

Um exemplo dessa reflexão é o que diz Ronaldo Gifalli sobre as sementes:

As sementes com suas formas curvas e orgânicas contêm um significado de algo que irá nascer, surgir, de maneira misteriosa, de um acontecimento que somente o tempo poderá nos mostrar”, explica o artista.

Foto: Divulgação

De acordo com o curador, Túlio Stafuzza, a exposição tem o poder de explorar o termo “reflexão” até às últimas consequências, porque além das obras expressarem a consciência do fazer artístico em suas diversas manifestações, elas também refletem, por se tratarem de figuras que se espelham dentro das telas.

Assim, temos obras que se refletem como irmãs, vemos figuras que se espelham dentro das telas, consequentemente, multiplicam-se os sentidos. E, o mais espantoso, esse jogo de reflexos acaba por extrapolar as leis da simetria. Nos damos conta que o cotidiano reflete o acaso. O abandono espelha a semente. O barro e o vento se irmanam. Nós, privilegiados, encontramos nas obras de Gifalli um sincero espelho no qual podemos ver algo de nosso esquecido mistério”, relata o curador.

Conversando com o artista

Ficou curioso? O artista Ronaldo Gifalli fará um bate-papo para falar sobre suas obras e significados. O encontro será realizado nos dias 27 de julho e 17 de agosto, às 10h, na 94FM.

Serviço: 
Exposição “Espelho Baldio” 
Data: de 22 de julho a 25 de agosto
Local: Espaço Cultural “Leônidas Simonetti” (R. Marcos Augusto Genovêz Serra, 3-35 – Vila Regina)
Valor: Gratuito
Mais informações: (14) 2108-9490

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …