Existem coisas que chamam tanto a nossa atenção que se tornam apaixonantes. E essa paixão nos cativa a ponto de tornar o olhar apurado. Desde os 15 anos, José do Carmo Seixas Pinto Neto enxerga beleza nos móveis antigos. Seja na casa de parentes ou em lojas com peças amontoadas, seu olho consegue achar o que há de especial nas antiguidades.

A admiração de menino se tornou um hobby para o José mais velho, que garimpava qualquer móvel que se mostrasse com mais de algumas décadas. Dividindo o seu tempo entre a advocacia e a restauração das peças antigas, ele começou a construir o seu acervo pessoal.

“Desde que me conheço por gente, eu gosto de antiguidades e sempre foi um hobby ao longo da minha vida. Sempre gostei muito de restauração e falo, com certo exagero, que quando eu restaurava o móvel, era como se eu estivesse salvando uma vida. Para mim, era um prazer enorme”, comenta José.

Depois de 40 anos se dedicando à profissão, o advogado resolveu viver do que mais ama. Há três anos José começou a montar o próprio antiquário e há um ano e meio abriu as portas do Vecchio Design para os bauruenses.

Uma viagem no tempo

O antiquário com aproximadamente 600 peças sugere uma viagem aos tempos antigos, em que a madeira e os detalhes de entalho regiam o design da época. Para quem gosta de história e um bom café, o lugar é convidativo para algumas horas de apreciação.

Por isso, mais do que vender, José traz a proposta de que o antiquário seja um espaço para as pessoas frequentarem. Além de poder ver de perto peças do século XIX, obras de arte e móveis de países como Egito, Inglaterra, Índia e França.

“Eu não me interesso só por vender, quero que as pessoas venham aqui para participar do ambiente, como se fosse um museu. A ideia é fazer um espaço com café e chocolate quente. Nós temos livros aqui e eles precisam ser disponibilizados para as pessoas. Então se quiser levar para a casa e ler, depois devolve”, afirma o idealizador da Vecchio.

Vecchio Design Antiquário

Vecchio, em italiano, significa velho. Você pode até relacionar o adjetivo à coisas ruins, entretanto, quando se trata de móveis, há quem dê muito valor à idade que acumulam. E não é à toa, as antiguidades se mostram peças-chave para dar charme a um ambiente moderno.

“Fazer a mistura do antigo com o novo é interessante, porque o móvel antigo traz a memória e a memória traz luz, é o que faz a humanidade continuar. Esses móveis atravessaram gerações de famílias, têm histórias para contar”, aponta José.

Por isso, a Vecchio Design é um lugar e tanto para quem procura um móvel exclusivo – e até mesmo raro -, de qualidade e com um ar vintage. Assim, o antiquário tem móveis que podem ser divididos em três categorias: antiguidade, raridade e contemporâneo. Já para quem está à procura de decoração, a loja também conta com obras de arte, tapetes e louças.

Com brilho nos olhos e um espaço repleto do que mais gosta, José comenta sobre transformar o hobby em negócio: “Eu vou ser honesto, sinto um prazer enorme. Quando eu vendo algo é com muita tristeza. Enfim, é um apego, eu acho que [móveis antigos] é sempre apaixonante.”

publieditorial

Serviço
Vecchio Design Antiquário
Local: Avenida Affonso José Aiello, 2-18
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h30 às 18h, sábado das 09h às 13h
Telefone: (14) 98122-1092 / (14) 3206-5096
Instagram: @vecchio_design_antiquario

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…