Você já parou para pensar que, quando vai a um restaurante, até a comida chegar no seu prato ela passa por um grande processo? Além disso, também não costumamos notar que o próprio espaço deve estar de acordo com inúmeras regulamentações para funcionar sem representar um risco de saúde para seus consumidores. 

Esse trabalho, que envolve desde a organização e escolha de alimentos que facilite a vida dos proprietários de estabelecimentos (também ajude a poupar $$), até treinamentos para adequação às normas da vigilância sanitária, pode ser realizado por uma nutricionista!

Ficou surpreso? O espanto pode ocorrer porque esse profissional, além de não ser muito valorizado, também tem sua atuação, muitas vezes, resumida aos consultórios. Porém, mudando esse conceito, e também revolucionando o mercado, está a nutricionista bauruense Patrícia Castro. 

Ela, junto com seu marido, Bruno Castro, administram a Patricia Castro Consultoria Nutricional. A empresa presta assistência relacionada às mais variadas demandas que empresas do ramo alimentício necessitam.

Chegando na consultoria  

No início, eu, que nunca havia ouvido falar em consultoria nutricional, fiquei um pouco confusa ao ouvir o termo pela primeira vez. No entanto, as funções desempenhadas por consultores nutricionais, além de extremamente úteis e essenciais aos estabelecimentos, também traz um sentimento de segurança para nós, consumidores. 

O selo, que aponta que um restaurante passou por uma consultoria, com treinamentos, auxílio, e orientação sobre as melhores formas de conduzir uma cozinha (e tudo, tudo mesmo, que envolve ela), traz uma grande tranquilidade no momento de consumir o produto final.

Apesar de ser uma especialista hoje, Patrícia, formada desde 2006 pela UNISAGRADO, também conta que não foi de cara que encontrou-se com o ramo da consultoria.

Na época ainda nem existia na faculdade, pouco se falava. Porém, durante os sete anos que trabalhei na padaria Copacabana, eu via as consultoras e achei muito legal o trabalho delas. Então, eu me espelhei nessa parte porque acho muito bom ensinar e também gosto de ajudar as pessoas”, explica

A ideia de abrir o seu próprio negócio surgiu ao acaso, em 2014. Uma conhecida de sua cunhada com um restaurante de culinária oriental no shopping queria realizar algumas mudanças e não sabia como começar.

“Eu já tinha implantado e aprendido na padaria e eu pensei que poderia ser a chance de pôr em prática em um outro lugar. Aí esse foi meu primeiro cliente, até que uma moça viu esse meu trabalho e quis fechar um outro serviço, e assim foi”, relembra Patrícia. 

Com o tempo, a profissional notou que os serviços da empresa eram muito requisitados na cidade, gerando uma grande demanda de trabalho. Assim, aos poucos e com um grande planejamento, deixou seu antigo emprego CLT em um hospital para assumir inteiramente a vida como uma empreendedora. 

A importância do desenvolvimento humano

Enquanto isso, seu marido, o administrador de empresas e master coaching, Bruno Castro, tornou-se sócio da empresa apenas em 2018. Patrícia conta que, além do negócio estar dando muito certo, ela também precisava de ajuda, já que fazia tudo sozinha, desde parte de divulgação, prospecção e a própria atuação como consultora. 

“Eu entrei com a parte de desenvolvimento humano porque não adianta simplesmente mostrar para o colaborador como faz se ele não entender porque aquilo é importante e também porque que ele tem um grau de importância dentro da organização. Assim, o processo de desenvolvimento humano acaba potencializando o que a gente implementa”, explica. 

Ainda, Bruno pontua que preparou-se para atuar junto com Patrícia, formando-se como coach em 2017 pela Sociedade Brasileira de Coaching. Ele também ressalta a importância do envolvimento dos donos dos estabelecimentos no processo para que o resultado seja efetivo. 

“Quando falamos de alimentação e de higiene precisamos começar pelo dono para ele entender porque aquele processo é importante. Então, existem alguns procedimentos que são necessários e nem todo mundo faz, por isso oferecemos o processo de consultoria, assessoria e auditoria para influenciar os donos de estabelecimento a, não só trabalhar as boas práticas de manipulação, mas, acima de tudo, implementar os processos de melhoria”, reflete o administrador. 

Mas, como a consultoria funciona?

De acordo com Patrícia, a consultoria tem três lados, já que engloba a assessoria e a auditoria. A consultoria é um serviço que tem começo meio e fim, então, a profissional visita o estabelecimento e faz o diagnóstico do cliente para identificar o problema (por exemplo, um problema de estoque ou de desperdício). 

A partir disso, é criado um plano de ação, no qual são aplicados trabalhos com a equipe, como treinamento e capacitação. Enquanto isso, na assessoria a própria profissional põe a mão na massa, fazendo processos como a pré-pesagem e rotulagem.

Por sua vez, a auditoria é um checklist feito mediante uma legislação da vigilância sanitária, no qual todos os pontos são verificados. Além disso, neste caso, também é realizado um laudo fotográfico que é enviado para o cliente.

Além de garantir a segurança alimentar dos consumidores finais e evitar que os proprietários sejam multados pela vigilância, a assessoria também é uma grande aliada por possibilitar grandes economias. 

O casal de sócios cita o exemplo de uma padaria que atenderam e, após aplicarem o processo de pré-pesagem, ou seja, uma padronização da receita, houve uma economia de 44 mil reais. 

Eles ainda explicam que a consultoria pode ajudar na economia, principalmente, porque muitos estabelecimentos baseiam-se nos preços de vizinhos para precificarem seus produtos.

“O desperdício sempre vai existir. Porém, o consultor atua especificamente para minimizá-lo, já que, hoje, o lucro da empresa do ramo alimentício acaba por conta do desperdício. Ele é o maior vilão desse ramo”, acrescenta Bruno. 

Uma empresa, mil soluções 

Assim, atualmente a Patrícia Castro Consultoria Nutricional oferece inúmeros serviços para as mais diferentes demandas do mercado. Entre eles: 

  • Assessoria para empresas do ramo de alimentação em geral;
  • Consultoria para empresas do ramo de alimentação em geral;
  • Auditorias Técnicas e nutricional para redes de franquias e shoppings;
  • Manual de boas práticas e POP’S;
  • Elaboração de Custo; 
  • Elaboração de Receituário Padrão;
  • Elaboração e Implementação de Pré-pesagem;
  • Marketing nutricional;
  • Adequação às normas técnicas; 
  • Implantação de congelados e fabricação de alimentos;
  • Implantação de buffet e self-service;
  • Elaboração de cardápio planejado;
  • APPCC – Elaboração e aplicação de análise, perigos e pontos críticos de controle;
  • Treinamento de Boas Práticas de Manipulação;
  • Treinamento de atendimento ao cliente;
  • Treinamento de liderança;
  • Treinamento de construção da magia do atendimento (técnicas Disney e Coaching);
  • Palestras motivacionais (postura e relacionamento); 
  • Palestras modulares;
  • Serviços personalizados de acordo com a necessidade do cliente.  

Ainda, a empresa também possui o selo de qualidade Patrícia Castro. As empresas que atingem nota mínima na avaliação da empresa, em relação às boas práticas de manipulação, higiene, limpeza, etc., recebem um certificado de um programa de segurança alimentar (PSA). 

O que esperar? 

Patrícia e Bruno pontuam que a essência da empresa é a paixão pela nutrição associada ao impacto que a consultoria pode causar na vida das pessoas. “Ver a transformação, seja do cliente final ou do empresário, e aquele semblante de felicidade; ver que aquilo valeu a pena é o que nos move. Não tem preço no mundo que pague”, frisa Bruno. 

Ademais, entre os maiores benefícios do serviço, eles elencam, principalmente, o financeiro. Isso, porque a maioria dos empresários vão à falência por falta de planejamento, inclusive, orçamentário.  

E quando perguntados sobre o que empresas podem esperar do trabalho de consultoria, são concisos: resultados! 

“Não fechamos contrato com clientes que vemos que não têm potencialidade para atingir resultados. Isso, porque não queremos associar uma empresa a um insucesso com o nosso trabalho. Tanto que rege no nosso contrato que podemos desistir a qualquer momento, a partir da identificação que o cliente não está se empenhando e se aplicando àquilo”, explica Patrícia.  

Curtiu e ficou surpreso com o tanto de coisa que a consultoria pode fazer? Para ficar por dentro e conhecer mais sobre esse universo também é possível acessar os conteúdos que a Patrícia e o Bruno produzem para o Youtube, Facebook e Instagram

Ademais, eles também produzem um podcast, o Nutricast, que vai ao ar uma vez por semana. Ele foi criado justamente para ajudar sobre assuntos relacionados à consultoria que às vezes os próprios profissionais têm dúvida, e está disponível no Spotify, Itunes e Soundcloud

Por fim, os sócios também estão com um evento 100% on-line e gratuito, chamado NutriClass, voltado para nutricionista de todo o Brasil.  O evento aborda como tornar-se um consultor nutricional e ocorrerá de forma on-line nos dias 27, 29 e 31 de janeiro. As inscrições podem ser feitas aqui neste link: bit.ly/NutriClass.

consultoria

Serviço

Patricia Castro Consultoria Nutricional – CRN 3-22701
Local: Rua Xingu, 9-35, sala 7 – Alto Higienópolis
Telefone: (14) 99612-0748
Facebook: www.facebook.com/nutri.patriciacastro/
Site: www.patriciacastro.com.br
Instagram: @nutri.patriciacastro

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