Presente em contos de fadas e, por muito tempo, sinônimo de vaidade, os espelhos já existem há cerca de cinco mil anos! No entanto, fugindo à regra de sua função, têm se tornado um item de desejo para uma finalidade um pouco diferente da usual, graças às inúmeras formas de inseri-los na decoração. 

Sendo assim, nada melhor do que um especialista para auxiliar na escolha das peças. Esse é o caso do bauruense Vagner Luzila Miguel, que já atua há 40 anos no ramo da vidraçaria e agora, juntamente com seu filho, Gabriel Barros, inaugura, em Bauru, A Espelharia

A loja de decoração é focada em espelhos – ofertando os mais variados tamanhos, tipos e estilos. Além disso, também contará com gravuras em canvas e cristais de murano para quem pretende tornar o ambiente ainda mais elegante. 

Especialista no assunto

Vagner conta que quando começou a trabalhar com vidros, há quatro décadas, a peça ainda era novidade. “O vidro temperado era algo novo, por isso, era muito caro para tê-lo. Um box com esse material, por exemplo era bem raro. Então, eu sabia todas as casas de Bauru que tinham box”, relembra.  

Com o tempo e a ampliação do mercado de vidros no Brasil, surgiu a oportunidade de mergulhar ainda mais a fundo no ramo. Dessa forma, há 14 anos, Vagner fundou sua própria vidraçaria em Bauru, a Transparência

A empresa é responsável por projetos residenciais e comerciais, como, por exemplo, as vitrines da Bambina e da Servus Cervejaria. Após anos atuando exclusivamente com este produto, em 2018, passaram a cortar e lapidar seus próprios espelhos – que nada mais são que derivados do vidro. Porém, para que reflitam imagem, as peças recebem um tratamento diferenciado.

“Nós já estávamos atendemos um grande público e eu sempre achei que tinha um mercado interessante aqui em Bauru para esse nicho. Então, decidi explorar com a Transparência. Nisso, conseguimos oferecer mais modelos incluindo instalação de LED e outras customizações, e acabamos nos deparando com a linha decorativa”, pontua Vagner.

 

Investindo na decoração

Após notar o crescimento da procura pelo item mais como elemento decorativo do que como um item funcional, Vagner não pensou duas vezes. Uniu-se ao seu filho na fundação d’A Espelharia, que acaba de inaugurar na cidade. 

A peça ganhou destaque entre arquitetos, decoradores e designers de interiores principalmente por promover amplitude e luminosidade nos espaços nos quais está inserido. Quando falamos de tipos de espelhos para decoração, falamos de um um mundo de possibilidades. Isso porque existe uma grande variedade de tipos de espelhos e diferentes necessidades em cada ambiente”, explica Gabriel. 

Inclusive, dentre os produtos ofertados destacam-se espelhos venezianos, com molduras de madeiras, ferro, alumínio, entre outros. Além de peças mais modernas, que possuem luz embutida e funcionam como verdadeiros camarins.

Peças exclusivas

Você sabia que, apesar de existir há milhares de anos, o espelho só obteve sua imagem completamente nítida por volta de 1960? Isso ocorreu na Bélgica, com o desenvolvimento de uma tecnologia da empresa Glaverbel, dando origem ao famoso “espelho belga”, reconhecido mundialmente por sua qualidade. 

Assim, A Espelharia trabalhará com produtos fornecidos pela AGC, empresa que tornou-se detentora dessa tecnologia e hoje consagra-se como a maior produtora de vidros no planeta – oferecendo até 12 anos de garantia em suas peças. 

Ainda, parte dos espelhos serão oriundos da própria Transparência, oferecendo a possibilidade de produtos sob medida. Além disso, também trabalharão com uma parceria exclusiva com empresas especializadas em design de espelhos e impressões de quadros.

“Teremos um catálogo com 120 tipos de espelhos, desde a linha clássica até a contemporânea, incluindo espelhos orgânicos, mais arredondados e muito mais. Também teremos, além do espelho cristal, oriundo do vidro incolor, espelhos bronze e fumê. Como eles têm tons de marrom e cinza, são voltados especialmente para decoração”, destaca Vagner. 

Trabalho artesanal

Os sócios também firmaram parceria com a Cá’ d’Oro, que será responsável pelo fornecimento dos cristais de murano. As peças, de tradição milenar, continuam sendo feitas artesanalmente pela empresa, com as mesmas técnicas usadas na ilha de Murano, na Itália. 

Isso ocorre porque o proprietário da companhia, Mario Seguso, descende de uma das mais antigas e famosas famílias de mestres vidreiros, estabelecidos desde 1292 em Murano. Assim, as peças carregam, além de muita elegância, tradição e história viva. 

Estabelecendo-se em Bauru 

Para quem ainda está incerto sobre como inserir o espelho na decoração, Gabriel sugere uma análise completa do ambiente. Assim, fica mais fácil de identificar as necessidades do espaço e evita equívocos na escolha das peças.

Vagner ainda afirma que os bauruenses podem se preparar para encontrar produtos exclusivos e diferenciados. Sem falar na experiência de compra, já que o espaço foi desenhado pelo designer Marcio Bompean com o objetivo de remeter a uma galeria de arte, trazendo principalmente conforto e comodidade para os clientes. “Escolhemos montar dessa forma porque nossa ideia é oferecer o espelho não só na sua funcionalidade comum, mas como uma forma de arte realmente”, finaliza o proprietário. 

A Espelharia Bauru - loja de decoração focada em espelhos

publieditorial

Serviço 

A Espelharia
Local: Av. Nossa Senhora de Fátima, 20-53 – loja 1 – Jd. Europa
Telefone: (14) 98805-7080
Instagram: @aespelharia/

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…