Professora de inglês há quase três décadas, desde que voltou de um intercâmbio aos 18 anos, Paola de Angelis reforça sempre a seguinte mensagem aos alunos: “Eu amo dar aula de inglês!”. Isso porque a experiência e o amor pelo idioma são as principais ferramentas dela para ensinar pessoas de todos os níveis. “Eu garanto que comigo você vai aprender inglês”, enfatiza.

Atualmente, Paola dá aulas na Oficina de Inglês, escola criada por ela em 2000. A proposta do local é oferecer uma forma diferente de ensino da língua, com material exclusivo e focado emaposti fazer o aluno “pensar antes de falar”.

Dessa forma, segundo Paola, é uma mudança do tradicional. Em aulas particulares – ou com grupos de até 4 pessoas montados pelos próprios alunos -, ela fortalece as quatro  “skills” do inglês: ler, escrever, falar e ouvir.

Tudo feito de forma simplificada. “Aprender inglês é saber montar frases na afirmativa, interrogativa, negativa e vocabulário. Só! Saber isso já dá confiança e autonomia para o aluno”, explica Paola. Para facilitar ainda mais, as aulas particulares diminuem a insegurança e potencializam o andamento do cronograma.

Escola de inglês

Outra característica da Oficina de Inglês é ter um material desenvolvido pela própria professora. Ou seja, a apostila combina perfeitamente com a proposta da escola. “Eu selecionei só os conteúdos mais importantes, voltados mais para ensinar a comunicar através das estruturas fundamentais, do que para decorar frases feitas”, explica.

Aprenda o essencial de inglês

Recentemente, a escola lançou o ‘Essential English Tasting’ (traduzindo: degustação do essencial de inglês), um curso que trabalha o “essencial para você falar o idioma com autonomia”. É um modo de oferecer, em uma carga horária menor, o básico do inglês.

Adaptando a ideia de degustação de vinho – onde as pessoas conhecem diferentes rótulos em poucos goles -, o curso otimiza o conteúdo para ensinar o fundamental em, no mínimo, cinco aulas. O objetivo é fazer as pessoas aprenderem o necessário para se comunicar em inglês.

“Um aluno um dia me contou a história do Elano [ex-jogador de futebol], que quando saiu do Brasil, perguntaram como ele se virava fora do país. Ele disse que ‘não passava fome, mas não comia o que queria’. Tirei uma definição daí! Eu ensino o aluno a comer o que quiser quando viajar”, conta.

Nova plataforma online

A escola possui três possibilidades de ensino: aulas presenciais, em tempo real pela internet e, a partir de agora, pela plataforma digital.

Lançada nesta segunda-feira (2), a plataforma chama Oficina de Inglês Online e serve como uma vitrine de diversos cursos de menor duração. Ou seja, é uma loja de conteúdo online, que inclui videoaulas, apostilas em PDF e exercícios.

Assim como nas aulas tradicionais, todo o conhecimento, experiência e paixão da professora foram levados para o serviço online, incluindo a possibilidade de correção de exercícios. “As aulas em vídeo eu fiz do meu jeito de falar, conversar, fazer perguntas. Inclusive, eu uso o material exclusivo da escola e estou sempre interagindo com o aluno”, comenta.

‘Enjoy the ride’

Somente após 20 anos de experiência com metodologia e apostilas exclusivas que Paola se sentiu segura para consolidar o próprio modelo de aprendizado e nomear como método De Angelis, baseado no reforço das quatro habilidades/skills (ler, escrever, falar e ouvir), na simplificação do conteúdo e nas aulas particulares. 

Apostila de inglês

O processo personalizado começa com a conversa sobre os objetivos – trabalho, viagem, escrita, entre outros – e segue com a aprendizagem no tempo do aluno. “Eu danço de acordo com o ritmo deles”, diz Paola. Inclusive, as aulas podem iniciar a qualquer momento do ano, estão abertas a todas as idades e têm os horários definidos combinando com o estudante.

Durante as aulas, somado ao conteúdo essencial de gramática, as experiências cotidianas do aluno viram exercícios de inglês. Ler livros, falar de viagens, conversar sobre o dia, ver séries… tudo vira conteúdo. “Eu tenho vários exercícios com Friends, por exemplo”, comenta a professora.

Dessa forma, a ideia é encaixar a teoria na prática do aluno para tornar o aprendizado agradável. O slogan da escola, ‘Enjoy the Ride’ (traduzindo: aproveite a jornada), ajuda a explicar a proposta. “Dá para aprender inglês curtindo o passeio. Eu quero que você goste das aulas e que o idioma faça sentido para você”.

Ela conta como muitas pessoas têm traumas das aulas de inglês e receiam não aprender o idioma. Por isso, a ideia da Oficina é ser um percurso leve.

Intercâmbio

Muita gente diz que o intercâmbio muda a vida e com a Paola foi assim. Aos 17 anos, ela foi estudar nos Estados Unidos. Saiu do Brasil odiando a língua inglesa, mas voltou diferente. “Eu me apaixonei pelo inglês quando eu consegui usar na prática”.

De volta ao Brasil, conciliou a faculdade de Direito com o trabalho em escolas de idiomas de Bauru. Ela chegou a finalizar a graduação e passar na OAB, mas não queria ser advogada e seguiu nas aulas de inglês. “O hobby virou ganha-pão”, relembra.

Começou a dar aulas particulares e um dos primeiros alunos foi um homem de 56 anos, que começou sem saber nada do assunto e saiu falando inglês. “Isso me convenceu a virar professora”, conta.

Escolhida a carreira, Paola teve a força do pai Flávio De Angelis (falecido em 2007) na trajetória. Além de montar a escola para ela na mesma casa que está até hoje, ele criou o nome Oficina de Inglês.

Na Oficina de Inglês, uma das primeiras decisões foi desenvolver a própria apostila “Eu criei um material para trabalhar com aulas particulares, especialmente para adultos. Eu usei minhas experiências nos métodos convencionais e selecionei o que achei mais importante”, conta.

Nesse sentido, o intercâmbio foi fundamental para este passo. Ela relembra como se apaixonou por inglês somente quando usou na prática, então quis fazer um conteúdo voltado mais para o cotidiano do aluno do que para a teoria dos livros. Ou seja, criou um conteúdo para o aluno adorar aprender inglês.

Entrada da escola de inglês

publieditorial

Serviço
Oficina de Inglês
Endereço: Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 13-47
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h30 às 19h30
Contato: (14) 99771-8581
Site: www.oficinadeingles.com.br
Instagram: @oficinadeingles_bauru
Facebook: /paola.oficina

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…