Se você tem um pequeno negócio e quer dar um “up” no seu Instagram, o texto deste mês foi feito exclusivamente para lhe ajudar!
Estava pensando sobre o que escrever e resolvi dar aquela miniaula por aqui, voltada para o nicho que eu foco dentro do meu Instagram, o microempresário ávido por conhecimento e que, cada vez mais, quer se familiarizar com os recursos da ferramenta.
A seguir, você acompanha um “combão” de ideias e estratégias do que fazer para começar e seguir em frente. Bora?
COMBÃO DA ISA:
Primeiro, você precisa dar uma arrumadinha na sua “bio”. Use informações que já levarão o cliente a entender o que você está fazendo ali e como pode ajudá-lo.
1- Neste exemplo, da minha própria bio, coloco o meu objetivo e mais algumas informações profissionais. Veja:
2- Depois disso, é importante entender que, ainda na bio, você precisa de uma chamada para ação, a famosa CTA (Call To Action). Veja que no exemplo acima eu coloquei o “Aprenda comigo”, que leva até o meu produto digital.
Você pode usar um: “Entre em contato”, “Fale comigo”, “Faça a sua encomenda”, etc. Procure o que mais se encaixa no seu perfil.
3- É importante que você deixe bem claro todas as suas formas de contato (WhatsApp, telefone, e-mail, etc). Hoje temos a opção de abrir direto o WhatsApp pelo Instagram, como vocês podem ver abaixo:
4- Ainda falando na bio, você tem a opção de deixar um site, caso tenha, ou utilizar os famosos “compilados” de links para colocar o do seu WhatsApp mais uma vez e outras informações. Os mais famosos são LinkTree e o Linklist, super fáceis de cadastrar e começar a usar.
5- Ah! Não se esqueça de deixar sua conta com a opção “Conta profissional”, que além de ser o correto, abre a possibilidade de fazer anúncios e outros recursos.
6- Sobre o conteúdo, procure sempre sentir a sua audiência e ir mesclando os formatos: post estático, vídeos e reels. O importante é não deixar o perfil obsoleto.
7- Abuse dos stories e promova interação com o seu público, mas tome sempre o cuidado de não esquecer de responder suas “caxinhas” ou dar um feedback sobre as enquetes realizadas. Segue um exemplo de posts pra vocês:
8- Pra finalizar, sempre procure analisar os seus insights e ver o que está performando bem e o que precisa de ajustes. É possível verificar por publicação ou direto lá nos famosos “três pontinhos”.
Ufa! Combão pronto pra vocês.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Confira mais textos da colunista: www.socialbauru.com.br/author/isabelagaspar.