Christophe Dejours é um famoso médico psiquiatra francês, considerado o pai da psicodinâmica do trabalho. Em um de seus estudos, ele diz que “o trabalho é uma fonte inesgotável de sofrimento e dor, mas é também uma fonte inesgotável de realização e felicidade”.

Estudando este pesquisador e entendendo melhor como funciona a relação das pessoas com suas carreiras, o psicólogo Marcelo Herrera Gonçales decidiu nortear seus atendimentos neste sentido. “Eu vi que minha missão está em trabalhar o profissional, para que ele tenha uma vida saudável, e busque em seu desenvolvimento aquilo que o completa e o leva à realização”, comenta.

Da clínica às empresas

Marcelo tem formação em psicologia clínica e é especialista em desenvolvimento humano há 27 anos. “Passei a trabalhar com empresas em 1994. Desenvolvi centenas de líderes para uma nova cultura de liderança”, explica.

A ideia era, principalmente, quebrar o paradigma do líder autocrático e imperativo, e transformá-lo em um líder democrático e servidor – que é mais horizontal, mais assertivo na comunicação e mais próximo dos seus colaboradores.

“Não é um trabalho fácil. Estamos falando de pessoas com anos de serviços prestados para uma empresa. Com a globalização, tudo mudou e o ser humano passou a ser enxergado de outra forma, onde as relações do trabalho são igualitárias”, descreve o psicólogo.

Em 1997, Marcelo passou a atender esses líderes de forma individual, semanalmente, em sessões que chamava de “treinamento VIP”.

Trabalho com Executive Coaching

Três anos depois, em 2000, Marcelo e Nilcéia Gonçales, sua esposa e sócia, fundaram a Gonçales & Associados Treinamento e Desenvolvimento Humano.

Na empresa, o casal trabalha com o método de Executive Coaching. Dessa forma, podem desenvolver o autoconhecimento dos líderes e auxiliá-los em suas vidas profissionais. Para isso, sua profissão de psicólogo é imprescindível. “Nós não lidamos apenas com aquilo a que estamos preparados, mas também com o inesperado. Isso envolve emoções e fragilidades”, justifica.

Marcelo também explica que o exercício da função de executive coach deve ser baseado em formações e certificações reconhecidas. “Eu tenho diversas formações internacionais, sendo a última do Marshall Goldsmith [referência mundial em educação executiva]”, completa o profissional.

O psicólogo esclarece que, atualmente, existem coaches para várias finalidades. O executive coach, por sua vez, dá ao cliente a capacidade de elaborar estratégias para o seu desenvolvimento profissional.

Além disso, ele ainda explica que o coaching não é sua profissão, mas sim um método de aplicação. “Eu uso essa metodologia para alavancar possibilidades, perspectivas, capacidades e comportamentos”, completa.

Foco, determinação, resultados

Muitas vezes, segundo ele, o profissional pode precisar de algumas competências para chegar ao seu objetivo. Dessa forma, ele trabalha com o cliente para descobrir quais delas ele já têm e quais devem ser desenvolvidas no treinamento.

“Ele passa por um processo transformador durante 10 a 12 meses. O tempo depende da evolução do indivíduo. E eu falo processo porque não é algo pontual. É um desenvolvimento, uma sequência com começo, meio e fim”, explica Marcelo.

O progresso do executive coaching não acontece nas sessões, mas sim, ao longo das semanas e dos meses de treinamento, dentro e fora do consultório. O foco é o resultado, e é um engano achar que é o coach quem promove a mudança. Ele conhece as técnicas e oferece um leque de possibilidades onde a pessoa faz suas escolhas”, reforça.

Trabalho na Campara Wellness Center

Até 2018, a Gonçales & Associados trabalhava apenas com empresas e alguns clientes que procuravam pelo serviço de forma voluntária. Em 2019, a empresa passou a atender também na Campara Wellness Center.

No espaço, Marcelo e Nilcéia fazem treinamentos de pessoas físicas que trabalham em empresas, empreendedores, profissionais liberais e até donos de clínicas. “Na maioria das vezes, a especialidade daquela pessoa é ser médico, advogado ou dentista, não gestor. Isso você não aprende na faculdade. É aí que entra esse desenvolvimento”, completa.

A empresária e fundadora da Campara, Carolina Campanari, conheceu Marcelo quando fez seu treinamento em Executive Coaching. Os resultados foram tão positivos, que ela acabou participando ainda de um outro treinamento – o de Business Coaching.

Business Coaching

Segundo Marcelo, essa metodologia oferece tudo o que o Executive Coaching tem, mas com o foco no desenvolvimento da empresa. “Vamos desenvolver negócios que já existem e negócios que ainda estão nos sonhos”, esclarece.

Todo o processo é pautado em metas traçadas e, além dos resultados individuais, os clientes também podem fazer o acompanhamento dos resultados do negócio.

Foi o que aconteceu com Carolina. “Cada ganho e cada ponto de evolução contribuíram para que ela expandisse ainda mais sua visão sobre o que é sua profissão, a fisioterapia”, explica Marcelo. “Ela tinha o sonho de ter uma clínica própria, e com o Business Coaching ela percebeu que era possível”.

Marcelo descreve Carolina como uma cliente comprometida e responsável. Devido a isso, ela conseguiu antecipar a inauguração da clínica – de 2023 para 2019!

O psicólogo ainda ressalta que o acompanhamento do Business Coach faz com que os clientes parem de aplicar esforços onde não há resultados e passem a investir energia onde realmente vale a pena.

Marcelo destaca que o trabalho do psicólogo é justamente esse: promover bem-estar. “Eu faço uma atividade que enriquece vidas e torna as pessoas mais realizadas e felizes. Eu vivo a psicologia, tenho ela na veia. Não me vejo fazendo outra coisa”, completa.

publieditorial

Serviço
Gonçales & Associados Treinamento e Desenvolvimento Humano
Endereço: Campara Wellness Center – Rua Ignácio A. Nasralla, 7-41
Contato: (14) 98126-9100
Site: goncales.com.br/
Instagram: @goncalescoaching @marceloherrerapsi
Facebook: /goncalescoaching

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…