Samambaias, jiboias, costelas de adão, cactos e suculentas. Ter uma selva urbana dentro de casa está cada vez mais cobiçado. Entretanto, não são todas as pessoas que têm o jeitinho – ou tempo – para mantê-la viva e saudável.

E foi pensando em promover praticidade para os “pais e mães” de plantas, que a Coral Ambiental inaugurou um espaço especializado em vasos autoirrigáveis em Bauru.

Família Coral Ambiental

Tudo começou com Ana Carolina Dua Coral, sócia do estabelecimento recém inaugurado na Galeria Europa. A bauruense não tinha habilidade alguma com plantas, mas sonhava em manter o pequeno apartamento cheio delas.

Ao ganhar uma samambaia da sogra, Renata Colletti Coral, Ana buscou por um recipiente que facilitasse a irrigação e não sujasse a casa com terra molhada.

“Procurei por vasos práticos. O legal do vaso autoirrigável é que ele não deixa sujeira na casa e a planta não fica sem água. Então, as pessoas que iam em casa também queriam”, afirma Ana.

Mariele e Ana

Com assistência da sogra e parceria com a cunhada, Mariele Coral, Ana começou a encomendar vasos autoirrigáveis para presentear amigos. Até que tiveram a ideia de comercializá-los. Assim, montaram uma banca nas feiras livres da cidade.

Foto: arquivo pessoal

“A gente só começou a vender porque a gente realmente gosta. A gente viu que dava certo”, informa Ana.

Após um ano no ramo, procuraram por um local fixo e no começo de outubro deste ano a família inaugurou a loja fixa da Coral Ambiental.

O que é um vaso autoirrigável?

O vaso autoirrigável possui um reservatório acoplado com água. Ele permite a hidratação das plantas por meio de cordas, também conhecidas como “raízes inteligentes”, que transportam a água do reservatório ao substrato. Com isso, a planta consegue absorver a quantidade de líquido necessário. Alguns exemplares deixam o substrato úmido por 25 dias.

Na Coral Ambiental há três tamanhos do item: pequeno, médio e grande. Essas medidas são para os modelos redondos, brilhantes e que ficam com os reservatórios à mostra.

Parte interior do vaso. O furo tubular preto serve para colocar água no recipiente acoplado.

Renata apresenta recipiente de água do vaso autoirrigável

Já para quem prefere um design mais sofisticado, versátil e que esconda a reserva de água, há o modelo com cachepôs. Esses são feitos a partir de fibra de arroz ou com plástico 100% reciclável.

Outro benefício do item é que ele dispensa os famosos pratos para vasos, tão cobiçados pelos mosquitos da dengue.

Modelo com cachepô

Cuidados diários e assistência

Os vasos autoirrigáveis mantêm a hidratação das plantas, mas não fazem milagre. Para cuidar das nossas amiguinhas é necessário podar, adubar, escolher local com iluminação adequada e ainda ficar de olho em possíveis pragas.

Pensando nisso, Renata Colletti Coral, que é bióloga e professora aposentada, presta assistência antes e depois da compra, por meio de dicas, consultoria e vídeos. Assim, os pais de primeira viagem que querem montar e, principalmente, manter uma selva urbana dentro de casa podem ficar tranquilos.

“Eu visito a casa da pessoa, faço o trabalho de olhar o local para as plantas se adaptarem e ajudo no cuidado”, informa a bióloga.

Ela também é a responsável por produzir o adubo orgânico comercializado ali, nutriente líquido resultado de uma vermicomposteira que mantém há mais de 15 anos.

“Eu faço esse adubo na minha casa. Eu já produzia antes de vendê-lo aqui porque eu fazia para mostrar para os meus alunos na escola”, informa a professora e bióloga.

De acordo com ela, a próxima aquisição da loja será uma lupa. Assim, os clientes poderão ver os pequenos organismos presentes nas plantas e substratos. O objetivo da ação é incentivar as pessoas a aprenderem mais sobre o tema na prática e sentirem-se motivadas pelo mundo verde.

Outros serviços da Coral Ambiental

Para além do foco em vasos autoirrigáveis, o local vende plantas, adubos orgânicos e convencionais, prendedores, suportes para vasos e até sementes de brotos comestíveis, como de cenoura e beterraba.

Ana, Mariele e Renata também fazem replantio e cuidam de plantas que não estão bem. E agora, as três lançaram o serviço de aluguel de plantas para estabelecimentos.

“A gente teve essa ideia ao frequentar os lugares e vermos as plantas mortas. Essas lojas gastam tempo e dinheiro porque querem deixar o ambiente bonito, mas não têm o conhecimento para cuidar das plantas”, conta Mariele.

Assim, lojas, escritórios, restaurantes e outras empresas podem alugar vasos com plantas disponíveis na Coral Ambiental sem se preocupar com a manutenção.

publieditorial

Serviço

Coral Ambiental
Endereço: Loja 6 da Galeria Europa. Rua Luís Bleriot, 8-33, Jardim Europa
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 13h30 às 18h30. Sábado das 9h às 14h.
Telefone: (14) 99721-7103
Telefone: (14) 99634-2937
E-mail: [email protected]
Instagram: @ambietalcoral
Facebook: /ambientalcoral

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…