Todo mundo já enrolou a língua para falar a palavra “otorrinolaringologia” alguma vez. Apesar do palavrão, ela não é tão complicada assim. Essa é uma especialidade da medicina que cuida da parte do nariz, seios da face, garganta e ouvidos.

O encanto pela área uniu Marco Ferraz e Vânia Ferraz no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Na época em que se conheceram, ambos estavam estudando suas respectivas subespecializações.

Vânia se especializou em cirurgia plástica da face com ênfase em rinoplastia (no nariz) e otoplastia (nas orelhas). Marco, em doenças do nariz e seios da face e cirurgia endoscópica endonasal.

De acordo com eles, as subespecializações se complementam. Enquanto ela trabalha mais com a parte estética do nariz, ele garante a funcionalidade das vias nasais.

Realização de um sonho

Após terminarem as especializações na capital, eles se casaram e vieram para Bauru em 2013, para trabalhar no Centrinho. “Viemos para ser preceptores da residência médica, ou seja, os médicos que ensinam os residentes a serem otorrinolaringologistas”, explica Marco.

Quando chegaram por aqui, já estavam pensando em abrir uma clínica. Continuaram como professores na residência e realizaram o sonho de atender em seu próprio consultório: o Ferraz Otorrinolaringologia.

Marco e Vânia já atendiam em Bauru em um outro consultório, e no dia 1º de junho de 2021 se mudaram para o Edifício Prime Square, na Avenida Getúlio Vargas. “É a nossa nova casa, do nosso jeitinho”, comemoram.

Eles podem atender os pacientes e ainda operar juntos, que é possível graças às áreas complementares.

Cirurgia plástica da face

Vânia conta que se interessou por essa especialidade porque sempre quis trabalhar com foco no nariz. “É o que está no centro do rosto, a atenção sempre se volta para o nariz. É muito interessante ver como podemos melhorar a autoestima dos pacientes com a Rinoplastia”, comenta.

Mesmo já estando na área há mais de dez anos, ela pontua que, com o isolamento, as pessoas passaram a ficar mais em casa e se observar mais. Isso fez a procura por intervenções aumentar.

“A câmera frontal do celular, por exemplo, provoca uma distorção e hipervaloriza a região central do rosto. Então mesmo para as pessoas que nunca tiveram queixa, o nariz começou a causar um incômodo, explica.

Os números comprovam. De acordo com um levantamento feito pelo próprio Google, a procura pelo termo “rinoplastia” cresceu mais de 4800% no site durante a pandemia.

Por outro lado, ela explica que, em muitos casos, quando o paciente não corrige as alterações funcionais junto com a estética, ele pode apresentar piora da qualidade respiratória.

Por esse motivo, o casal julga a parceria como tão importante. No mesmo procedimento, eles podem trabalhar as questões estéticas e funcionais dos pacientes para que não haja preocupações futuras.

Rinoplastia estruturada

Segundo Vânia, hoje, a técnica mais utilizada para a cirurgia estética do nariz é a Rinoplastia Estruturada. Nela, a cartilagem do septo nasal é removida e reutilizada para a confecção de enxertos que vão estruturar o nariz. Essa técnica permite uma sustentação adequada do nariz e que o resultado se mantenha ao longo do tempo.

Cirurgia endoscópica endonasal e doenças do nariz e seios da face

Marco reforça a importância do trabalho conjunto com a via endoscópica, que é sua especialidade. “Como o nariz é uma região muito vascularizada, a maior preocupação durante qualquer cirurgia são os sangramentos. A endoscopia permite identificar os pontos de sangramento, cauterizá-los e dispensar o uso de tampão no pós-operatório”, explica.

Ele ainda conta que o tampão é uma das grandes preocupações dos pacientes que procuram pela cirurgia. “Hoje a intervenção é muito segura. Os pacientes já saem respirando pelo nariz e vão embora no mesmo dia”, comenta.

A técnica também é utilizada para os outros atendimentos do Dr. Marco, que se diz fascinado pela área do nariz e, principalmente, da respiração. Ele atende muitas queixas como congestão nasal, coceira, espirro, coriza, rinosinusites recorrentes, entre outros.

O ronco, que é um barulho respiratório, também leva pacientes aos consultórios de otorrino. O Dr. Marco esclarece que o nariz pode piorar o ronco e a apneia do sono, mas esses problemas são causados por muitos fatores que devem ser investigados.

Outra queixa que se tornou frequente recentemente foi a perda de olfato causada pela Covid-19. “Ao contrário do que muitos pensam, não é só deixar acontecer e esperar voltar. Você deve procurar ajuda porque dá pra fazer muita coisa para melhorar, baseado em evidências científicas”, completa Marco.

Para ele, conseguir ajudar os pacientes é uma satisfação. “Fazer a pessoa respirar pelo nariz não tem preço. É qualidade de vida, melhora do sono, concentração e memorização, diminuição da irritabilidade, além da melhora no desempenho das atividades diárias”, conta.

Trabalho multidisciplinar

Marco e Vânia trabalham juntos no consultório e também recebem indicações de outros profissionais – otorrinolaringologistas ou não – para o atendimento dos pacientes.

Vânia, além da parte da rinoplastia e otoplastia, também trabalha com outros procedimentos estéticos da face.

publieditorial

Serviço
Ferraz Otorrinolaringologia
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 22-25 — Sala 1707 — Edifício Prime Square
Contato: (14) 99181-1201 | (14) 3234-3007
Site: otorrinobauru.com.br
Instagram: @ferrazotorrino | @dravaniaferraz
Facebook: Clínica Ferraz e Dra. Vania Ferraz

  • Dr. Marco Antônio Ferraz de Barros Baptista (CRM SP 136.166 – RQE 48550)
    Otorrinolaringologista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
    Fellowship em Rinologia e Cirurgia Endoscópica Endonasal pelo HC da Faculdade de Medicina da USP-SP
    Responsável Técnico
  • Dra. Vânia Garcia Wolf Santos Ferraz (CRM SP 139.441 – RQE 40607)
    Otorrinolaringologista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
    Fellowship em Cirurgia Plástica da Face pelo HC da Faculdade de Medicina da USP-SP
Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…