“Mosquita Muerta” é uma expressão em espanhol utilizada para denominar uma pessoa que supera as expectativas que colocam sobre ela. O termo também dá nome a uma vinícola argentina, criada por José Millán em 2009.

Os bauruenses Rodrigo Antonello, Ricardo Simão e Gustavo Cacere já conheciam os vinhos da Mosquita Muerta quando decidiram abrir um negócio de importação da bebida, a Ansic – cujo nome é uma junção das primeiras letras dos sobrenomes deles.

Gustavo, Rodrigo e Ricardo, sócios da Ansic Brasil (Foto: arquivo pessoal)

Na empresa, eles fazem o contato com as vinícolas, transportam a mercadoria e distribuem para as lojas de vinhos e restaurantes aqui no Brasil. “Nós vimos que o vinho era algo que unia os três, então criamos esse projeto”, comenta Rodrigo.

Ele é responsável pela área comercial da empresa, Ricardo, pela tributária e Gustavo, pela financeira. Os conhecimentos distintos de cada um também contribuem para a dinâmica do negócio. A equipe ainda conta com Angélica Ramos, no faturamento, e Carlos Henrique Leão Júnior, na logística.

Ansic Brasil

Atualmente, a Ansic está trabalhando com cerca de 60 rótulos, quase todos argentinos. “Nós não compramos nada sem conhecer, por isso estamos focados na América do Sul por enquanto. E também por uma questão de logística e facilidade”, comenta Gustavo.

Além da Mosquita Muerta, a importadora também trabalha com Fuego Blanco, Bodega Toneles, Cremaschi Furlotti e Abrasado. Eles ainda têm os rótulos exclusivos das vinícolas Corbeau Wines e El Relator.

É possível encontrar diversos tipos de vinho como tintos, brancos, rosé, espumantes, entre outros.

No site da Ansic é possível conferir a origem do produto, o método de elaboração, a pontuação do vinho e, em alguns casos, até a quantidade de garrafas elaboradas. O El Relator Zaino Viejo Bonarda, por exemplo, é uma edição limitada de apenas 1.200 unidades.

“Também trouxemos novidades como os vinhos em lata, que achamos que serão uma tendência agora”, completa Rodrigo.

Atualmente, o vinho mais pontuado da carta da Ansic é o Malcriado, da Mosquita Muerta. “Malcriado significa ‘mimado’. O José Millán fez esse vinho para o seu único neto homem, com as melhores uvas. É um vinho de 97 pontos descorchados e eles estão trabalhando para que ele se torne o primeiro vinho de cem pontos da vinícola”, explica Rodrigo.

Quando os clientes ficam inseguros em adquirir os vinhos de alta gama com preços mais elevados, o trio tranquiliza. “Temos produtos muito bons que valem a pena ter no portfólio”, reforçam.

Seleção criteriosa dos vinhos

A equipe vai até as vinícolas para conhecer os rótulos e decidir se entrarão ou não para a carta da Ansic. Há duas semanas, aproximadamente, os sócios estiveram em Mendoza, região da Argentina muito conhecida pela produção de vinhos.

Lá eles também têm a ajuda de um wine broker, profissional que atua na intermediação entre vinícolas e clientes. “Ele vai até o produtor, encontra as melhores uvas, o melhor terroir e a melhor vinícola para fazer o vinho. Então vai nos dando as diretrizes”, completa Rodrigo.

Sócios da Ansic em Tupungato, ao lado do wine broker Cesar Ortiz que os recebeu para conhecer as vinícolas da região (Foto: arquivo pessoal)

O objetivo da Ansic não é ter uma carta com muitos vinhos, mas sim, oferecer rótulos selecionados com exclusividade e qualidade.

“Existem quatro estágios: importador, distribuidor, loja e consumidor. Nós já cortamos a parte do distribuidor, então conosco o cliente [loja] compra praticamente direto da vinícola, explica Ricardo.

Dropshipping

Para buscar novos clientes, a Ansic também está presente em eventos. A empresa teve seu próprio estande na feira ProWine 2021 e participará das edições 2022 da Apas, ProWine e Wine Trade Fair, esta última em maio.

Rodrigo, Ricardo e Gustavo no estande da Ansic na ProWine 2021 (Foto: arquivo pessoal)

Nas feiras, eles prospectam pessoas para fazer dropshipping, que é uma modalidade de venda online que não necessita de estoque. Ou seja, o dono do site oferece o produto e a própria Ansic envia a mercadoria para o cliente final.

Dessa forma, além de trazer mercadoria para lojas físicas, a Ansic também dá espaço para e-commerces e vendedores autônomos na internet.

Segundo eles, essa modalidade pode ajudar a suprir o aumento do consumo da bebida no Brasil, já que as pessoas estão comprando mais vinho e em busca de novidades. Durante a pandemia, o aumento foi histórico e, na América Latina, os brasileiros só consomem menos vinho que os argentinos.

Clube de importação

Os clientes da Ansic também têm a opção de participar do clube de importação, fazendo reservas em menor quantidade e menor preço conforme a empresa fecha as cargas de transporte.

“Nós simplificamos a importação, somando pequenas cargas de vários clientes do clube, para possibilitar uma compra única e de maior volume, agregando menores custos e agilidade no processo e beneficiando a todos”, explicam os sócios. Alguns rótulos, inclusive, são disponibilizados apenas para membros do clube.

A Ansic faz quatro importações anuais somente para atender os membros do clube. Para participar, os estabelecimentos precisam ter CNPJ ligado à comercialização de bebidas.

Espaço Ansic

Outra novidade da empresa é o Espaço Ansic, que acontecerá pela primeira vez no dia 18 de março no Bistrô da Rena, em Bauru. No evento, serão servidos pratos do bistrô harmonizados com os vinhos da importadora.

“A gente acredita que esses eventos fazem com que as pessoas fiquem mais próximas da bebida e descubram quais vinhos elas gostam mais”, comenta Ricardo.

A equipe pretende levar o Espaço Ansic para outros restaurantes de Bauru, personalizando a carta de vinhos de acordo com o cardápio do local, com a ajuda de um sommelier.

Gosto em ascensão

Para Rodrigo, Ricardo e Gustavo, o vinho bom é aquele que você gosta. “A uva que você gosta, na temperatura que você gosta, com a comida e as pessoas que você gosta, porque nós acreditamos que o vinho une as pessoas”, explicam.

Rodrigo explica que, apesar da alta no consumo, ele acredita que a explosão do vinho por aqui ainda está no início. “Eu acho que as pessoas ainda não encontraram o tipo de vinho que gostam. A partir do momento que você encontra o seu preferido, quer conhecer outros tipos e variações dele”, explica Ricardo.

Além disso, nenhum vinho é igual ao outro, mesmo sendo do mesmo tipo. A safra, o local, a quantidade de chuvas, o tipo de uva, tudo isso influencia no resultado final do produto. Em resumo: todo vinho é uma novidade!

Projetos para o futuro

Apesar de estar sediada em Bauru, a Ansic faz a distribuição dos vinhos para todo o Brasil, com frete grátis para o estado de São Paulo. Eles estão projetando uma linha para supermercados, a ser colocada em prática no segundo semestre.

Também pretendem atender confrarias e outros espaços para degustação dos vinhos, inclusive tendo um galpão próprio para apresentar as opções para os clientes.

Segundo os sócios, eles já conseguiram chegar muito mais longe do que imaginavam. O próximo passo é continuar o trabalho de fortalecimento nas vinícolas chilenas (que já começou) para depois pensar em destinos mais distantes como França, Espanha e Itália, que já têm demanda por aqui.

A Ansic procura encurtar a distância entre lojas bauruenses e vinícolas internacionais. “Não é preciso ir longe para buscar bons produtos, temos essa facilidade aqui em casa mesmo”, finalizam os sócios.

publieditorial

Serviço
Ansic Brasil
Endereço: Rua Clóvis Barreto Melchert 5-25 – Jardim Europa
Contato: (14) 99173-0207 | (14) 99754-5046 | (14) 99606-5640
Site: ansicbrasil.com.br
Instagram: @ansic_brasil
Facebook: Ansic Brasil

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com ERP alemão, empresa de Bauru personaliza sistema para a gestão de negócios

No início de abril, a Manyminds, empresa de tecnologia e distribuidor oficial SAP com sede…