Natália Eleutério sabia que o Pilates seria o caminho profissional dela, mesmo antes de concluir a faculdade de fisioterapia. Por isso, assim que se formou em 2012, ela já começou a aplicar o método. “Eu peguei o diploma da graduação, e logo fiz cursos para me especializar no assunto”, conta.

O que mais a atraiu foi reduzir a dor dos pacientes em poucos atendimentos, ou seja, conseguindo resolver rapidamente os problemas. Segundo a bauruense, isso é possível porque a atividade une corpo e mente.

“O meu sentimento é cuidar das pessoas. Fazer isso com exercícios físicos e, ao mesmo tempo, lidar com as sensações de estresse e ansiedade, por exemplo, é um cuidado necessário. É o que prezo em fazer todos os dias”, explica.

Em 2022, a fisioterapeuta completa uma década de experiência no método, sendo três anos no Levitare em Bauru. Na semana passada, o estúdio mudou de endereço, o que para Natália marcou uma transição importante na vida.

Estúdio de Pilates

“Foram dez anos construindo para esse momento, em todos os sentidos, de experiência, conhecimento, financeiro, emocional e pessoal”, enfatiza. “Para ter o meu estúdio, eu queria realmente ter tudo o que eu gostaria. E só mudei quando senti que havia conquistado essa relevância”. 

Aulas de Pilates

A principal mudança no novo endereço é a exclusividade na atividade. O salão inteiro do Levitare é usado para o método, com colchonetes para as aulas solo, bolas e acessórios; e Cadillac, Ladder Barrel, Chair e Reformer para as aulas com aparelhos. Além disso, Natália adicionou os quatro aparelhos do Pilates Suspensos (fita suspensa, balance, lira e columpio), o que permite agregar as principais técnicas.

Nas aulas de 50 minutos, a fisioterapeuta atende no máximo três pessoas por horário, o que permite uma instrução mais direcionada para cada aluno.

“É um atendimento mais próximo, que inclusive gera uma relação maior”, conta, explicando como ela une a orientação dos movimentos com as conversas para ajudar no relaxamento. “Eu tenho amizades formadas desde que comecei na área, porque é uma proximidade maior com os alunos”.

Estúdio de Pilates

Além disso, segundo a bauruense, as aulas são dinâmicas, pois usa um misto de técnicas, aproveita todos os aparelhos no estúdio e as atividades são personalizadas a partir de uma avaliação física.

“Então, eu trabalho todos os níveis musculares. A pessoa não fica só no solo ou só com os aparelhos. Há um rodízio dos movimentos para que a pessoa use tudo o que temos aqui no estúdio. Para não ser uma repetição que pode deixar a atividade cansativa, o acesso é completo”, comenta.

Estúdio de Pilates

Ademais, o Levitare atende todo tipo de público, incluindo crianças, homens, mulheres, gestantes e pós-parto, com ou sem patologias. A partir de uma mensalidade, os alunos podem se inscrever em até três aulas por semana, no horário das 7h às 21h.

Ligação corpo e mente

O Pilates é uma atividade criada por Joseph Hubertus Pilates, nos anos 1920, focada no controle dos músculos do corpo. O criador – que você pode ver em uma foto em destaque no Levitare – pensou em uma forma de fazer exercícios físicos unindo corpo e mente.

Como explica Natália, é um método de funcionamento físico que trabalha com força muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio.

A atividade trabalha com seis princípios: concentração e precisão (para a execução correta dos movimentos), respiração coordenada com os movimentos, centralização (fortalecer os músculos de suporte), controle e fluidez ao fazer a transição dos movimentos.

Estúdio de Pilates

É dessa forma que o Pilates une corpo e mente. Os movimentos nos aparelhos obrigam os movimentos de força, enquanto a orientação da fisioterapeuta facilita a respiração e contribui no aspecto mental dos alunos.

Com isso, a atividade consegue aumentar a força do corpo e a flexibilidade; corrigir a postura; melhorar o equilíbrio; diminuir, tratar e prevenir as dores; deixar a pessoa mais concentrada; diminuir o estresse e ajudar no sono.

Saúde e bem-estar

No Levitare, a maioria dos alunos se inscreve para lidar com patologias e problemas físicos, especialmente dores na coluna. Já era a realidade nas aulas da Natália, e ficou mais perceptível durante a pandemia.

“Home office e mudança da rotina somados ao estresse e ansiedade foram alguns dos cenários nesse período”, diz a bauruense. “Com isso, aumentaram as pessoas com dores nas regiões lombar e cervical, e o Pilates foi uma forma de resolver esses problemas”.

Entretanto, o estúdio também atende alunos em busca de bem-estar. Os benefícios do método como fortalecimento muscular e o equilíbrio são objetivos de quem deseja qualidade de vida.

Estúdio de Pilates

publieditorial

Serviço
Levitare – Pilates e Saúde
Endereço: Rua Virgílio Malta 19-60
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 21h
Contato: (14) 98142-5212
Instagram: @levitare_pilates
Facebook: /levitarepilatesesaude

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…