Desde o início do Campeonato Paulista, o Bauru Basket está com uma nova marca estampada no uniforme: a Firework, empresa bauruense especialista em desenvolvimento de plataformas web e mobile.

Para os sócios Bruno Lopes e Fernando Hideo, a ideia é contribuir com o time que leva o nome da cidade pelo Brasil e pelo mundo, por exemplo quando enfrentou o New York Knicks. “Não é apenas um time, é uma marca valorizada, comenta Bruno.

Parceria para desenvolver tecnologias

“Somos uma empresa com matriz em Bauru, por isso, é interessante nos associarmos ao time. Contribuir com eles é também uma forma de proporcionar benefícios para os bauruenses”, acrescenta Hideo.

A parceria começou por um gosto pessoal. Hideo pratica e acompanha esportes, inclusive citando jogos antigos no Panela de Pressão. Lopes tem os mesmos hábitos. “Tinha uma época que eu assistia a quatro telas! Via hóquei, NBA, UFC e o Bauru Basket ao mesmo tempo”, relembra.

Por isso, foi natural para eles ajudarem o time local. Primeiro com orientações sobre tecnologia, e depois formalizando a relação. Nesse sentido, mais do que apenas um patrocínio, a ideia é ser um parceiro. “Entrar com a mão na massa”, resume Bruno. “Estamos fazendo um levantamento das necessidades, finalizando o projeto e já até começamos a desenvolver alguns sistemas”.

Inicialmente, os planos são otimizar site e aplicativo para fortalecer a relação com a torcida, facilitando venda de ingressos e assinatura de sócio torcedor. Depois, a ideia é ampliar ainda mais a parceria, com projetos envolvendo novas tecnologias, ou seja, “tudo o que puder beneficiar o Bauru Basket”, explica Hideo.

Jogadores do Bauru Basket conheceram o escritório compartilhado da Firework

Jogadores do Bauru Basket conheceram o escritório compartilhado da Firework

Plataformas web e mobile

A Firework vai oferecer a sua estrutura ao Bauru Basket. Atualmente, a empresa bauruense é especializada no desenvolvimento de plataformas web e mobile, como sites, aplicativos e sistemas que se interligam entre diferentes suportes.

Portanto, constrói soluções desde a fase de concepção da ideia, criação visual e programação até a integração entre as plataformas. Tudo de acordo com o objetivo de cada cliente. 

Parceria para desenvolver tecnologias

Um dos cases, por exemplo, foi um sistema de produção compartilhada de legendas para uma empresa da Suécia, que tinha clientes como a Netflix. 

“Desenvolvemos uma plataforma na qual pessoas do mundo inteiro podiam traduzir o conteúdo, escrever as legendas e submeter à plataforma. Depois, outras pessoas verificavam. Usuários do mundo inteiro podiam mandar legendas, o que garantia legendas em todos os idiomas”, explica Hideo.

Além disso, já desenvolveram produtos como um negociador online – que permitia negociar dívidas e acordos empresariais -, gerenciador de obras, plataforma para escola de inglês e sistema para uma empresa de intercâmbios – na qual era possível coordenar todo o processo, incluindo a organização de documentos e o contato com famílias em outros países.

Criando um departamento de tecnologia

A Firework também oferece outros serviços, como ‘Outsourcing’ e ‘Staff Augmentation’, que funcionam como uma criação de um departamento de tecnologia para o cliente.

Esse serviço pode ser feito de duas formas. Na primeira, quando o cliente tem uma demanda específica que exige uma equipe maior, a Firework forma “squads” para trabalhar em conjunto. No segundo, os “squads” atuam 100% como o departamento de tecnologia do cliente.

Por fim, também realizam consultoria. “Muitas pessoas têm a ideia, mas não sabem tirar do papel. Não sabem como colocar em prática. Então, ajudamos nesse processo de transformar a ideia em plataformas”, explica Hideo.

Fundada em 2013

Formado em engenharia da computação desde 2006, Hideo entrou na Firework em 2015, dois anos após a fundação. “Na época, eram cinco pessoas”, conta. “E aí, conforme crescia a equipe, mudávamos de lugar. Passamos por umas quatro casas. A última era tão grande, que a gente brincava que era a Mansão Xavier (risos)”.

Antes da mudança para a Conq Hub, em escritório compartilhado com outras empresas e profissionais, Hideo se reencontrou com Bruno, conhecido da época da escola e com quem já tinha trabalhado junto na MSTech.

Lopes formou-se na área de tecnologia em 2005, embora trabalhasse como designer. Após a graduação, se mudou para trabalhar nos Estados Unidos, onde conseguiu juntar as habilidades de criação e programação. “É algo que faço até hoje: unir os códigos com a interface e a experiência do usuário”, comenta.

Em 2019, os dois começaram a estreitar os laços, quando a Firework colaborou com o Bruno em um projeto. Dois anos depois, ele virou sócio da empresa, visando usar a experiência internacional para projetos fora do país

Isso porque, além dos oito anos nos EUA, o programador também passou 15 meses viajando de carro – e trabalhando – pelo mundo. Foram 26 países, da América, Europa e Oriente Médio. “Eu fiz bastante network e conheci diferentes profissionais pelo caminho”, diz. Nesse sentido, o Bruno vai, ainda neste mês, aos Estados Unidos para conversar com clientes.

Ambiente leve e informal

Com projetos locais e internacionais, a Firework atua como uma empresa global. Para isso, conta com cerca de 60 profissionais espalhados pelo Brasil, de Fortaleza ao Rio Grande do Sul, que se mantêm por meio da “cultura organizacional voltada para o bem-estar da equipe”, garante Hideo.

Parceria para desenvolver tecnologias

Segundo ele, desde o início da empresa, era oferecido um ambiente de trabalho leve e informal, com puffs, jogos em equipe, torneios de CS:GO, “sair no meio do expediente para comer pastel” e liberdade nas roupas. “Enquanto outros lugares começaram a implantar essas medidas, elas já faziam parte da nossa cultura, relembra.

O desafio foi a transição para o remoto durante a pandemia. Algumas das medidas foram a criação do FireCoffee, para simular a conversa que acontece nas paradas para tomar café; do FireTed, palestras internas sobre tecnologia e também com temas como viagem e receitas; e do FireAtiva, que oferece bonificações a quem postar fotos praticando atividade física.

Parceria para desenvolver tecnologias

publieditorial

Serviço
Firework Web & Mobile
Endereço: R. Joaquim Anacleto Bueno, 1-20 – Jardim Contorno
Contato: (14) 3243-5750
Site: www.fireworkweb.com.br
Instagram: @fireworkweb
Facebook: /fireworkweb
LinkedIn: /company/firework-web-&-mobile

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com ERP alemão, empresa de Bauru personaliza sistema para a gestão de negócios

No início de abril, a Manyminds, empresa de tecnologia e distribuidor oficial SAP com sede…