Aqui na coluna, falamos sobre alguns diretores que são marcantes no cinema, sempre com a ideia de falarmos e comentarmos algumas obras que valem a pena. Já falamos sobre Tarantino e Scorsese.

Tim Burton voltou aos holofotes graças ao sucesso da série da Netflix “Wandinha” (que ainda não vi). Mas você sabe quem é Tim Burton? Não? Ele é um diretor e roteirista de cinema que, esteve presente em muitos clássicos dos anos 80 e 90. Burton sempre buscou fugir da realidade durante sua infância. Lia frequentemente livros de Edgar Allan Poe (que possui forte inspiração visual em seus filmes, principalmente nos primeiros) e assistia a filmes de terror de baixo orçamento.

Após se formar no ensino médio, foi estudar no Instituto de Artes da Califórnia. Em seu segundo ano, Tim entrou no programa de novos animadores da Disney. Três anos depois, foi chamado para trabalhar como animador aprendiz no desenho O Cão e a Raposa (1981). De gosto exótico, Burton sempre foi apaixonado por filmes antigos em preto e branco, cinema de terror e de monstros, e a técnica de animação em stop-motion.

As Grandes Aventuras de Pee-Wee de 1985 foi sua estreia na direção, mas foi com a união de terror e comédia em Os Fantasmas Se Divertem (1988) que veio o seu primeiro sucesso de público e chamou a atenção de Hollywood. Fazendo uma mistura de comédia e terror, o filme foi um sucesso de crítica e de público. Principalmente pela sua originalidade na estética e na história, mostrando o lado criativo do diretor.

Após isso, ele foi chamado para dirigir Batman (1989), que foi um sucesso absurdo de crítica e de faturamento, se tornou um grande produto comercial. Porém, era um trabalho que não tinha a personalidade de Burton, mas deu espaço para que ele pudesse produzir um projeto pessoal: Edward Mãos de Tesoura (1990).

Entre grandes acertos e muitos erros, Tim marcou o cinema na década de 90, com uma queda no início dos anos 2000. Mas sempre colocando sua visão em suas obras, o diretor é de fato um dos nomes mais importantes do cinema.

Principais Obras

Com filmes incríveis em seu currículo, selecionei algumas produções de Burton, segundo o incrível critério elaborado simplesmente da minha cabeça, além de indicar onde você pode encontrar nos streamings.

Ed Wood (1994)

Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

Para quem gosta de filmes que falam de produções sobre Hollywood, vale a pena. Apesar de ser um filme mais “pé no chão” ele é uma excelente homenagem para o antigo diretor e pai do cinema trash. É um pouco lento, mas eu gosto bastante.

Onde assistir: Star Plus
Agregador no Rotten Tomatoes: 93%
Avaliação da IMDB: 7.8

A Noiva-Cadáver (2005)

A Noiva-Cadáver se passa em um vilarejo europeu do século XIX, onde vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém, acidentalmente, Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos.

Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

Onde assistir: Star Plus
Agregador no Rotten Tomatoes: 93%
Avaliação da IMDB: 7.8

Edward Mãos de Tesoura (1994)

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas.

Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Primeiro trabalho de Johnny Depp com Tim Burton é sem dúvida um clássico que merece ser assistido inúmeras vezes. Clássico da sessão da tarde, o filme é fascinante. Um conto de fantasia que soa tão real, que envolve muito a quem assiste.

Onde assistir: Disney Plus
Agregador no Rotten Tomatoes: 89%
Avaliação da IMDB: 7.9

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Um filme muito bom para se assistir em uma noite de Halloween. É incrível como Tim Burton consegue dirigir filmes de comédia, animação, suspense e terror. Embora tenha passado batido na sua época, vale a pena para quem não assistiu ainda.

Onde assistir: Apple TV Plus (apenas locação)
Agregador no Rotten Tomatoes: 70%
Avaliação da IMDB: 7.3

Batman (1989)

Em Gotham City, o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton), que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.

Se hoje a gente está presenciando a era de ouro dos filmes de heróis na cultura pop, deve-se muito a esse clássico de 1989. Tim Burton trouxe a primeira grande adaptação do Batman nos cinemas. Apesar de controverso em alguns aspectos, ele foi um sucesso de bilheteria e de crítica que projetou o cenário que a gente conhece hoje. Aliás, ter Jack Nicholson como Coringa e Prince e Danny Elfman na trilha sonora é ouro.

Onde assistir: HBO Max
Agregador no Rotten Tomatoes: 73%
Avaliação da IMDB: 7.5

Os Fantasmas Se Divertem (1988)

Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos 50 anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos ricos, compra a casa.

Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista” para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

Com uma mistura de comédia e terror, que será marca do diretor por toda a sua carreira, o filme foi um sucesso comercial gigante. Na época houveram animações e a abertura de produtos comerciais licenciados que se tornaram uma marca do próprio cinema. Clássico maravilhoso dos anos 80, com um elenco incrível, com nomes como Michael Keaton, Winona Ryder e Alec Baldwin, onde eles dão um show
de carisma.

Onde assistir: HBO Max e Prime Video
Agregador no Rotten Tomatoes: 85%
Avaliação da IMDB: 7.5

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2004)

Em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu quando deu a volta ao mundo, mais jovem, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta
aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Possivelmente o melhor filme de Tim Burton, Big Fish é uma doce fábula que se utiliza magistralmente do absurdo para tocar em temas bem reais e extremamente identificáveis.

Um conto de pai e filho com as típicas assinaturas visuais e narrativas criadas pelo próprio diretor. Ewan McGregor numa de suas melhores atuações, o grande Albert Finney em uma de suas últimas aparições de destaque no cinema. Se você está procurando um filme tranquilo, divertido, e tocante para se assistir num final de semana desses, Peixe Grande é a escolha perfeita. Acredito que seja o meu favorito.

Onde assistir: HBO Max
Agregador no Rotten Tomatoes: 75%
Avaliação da IMDB: 8.0

Tim Burton como produtor

James e o Pêssego Gigante (Henry Selick, 1996)

James (Paul Terry) e seus pais sempre sonharam em ir para Nova York, a cidade “onde os sonhos se realizam”. Mas depois que um incidente deixa o menino orfão, James vai morar com suas tias cruéis, que o maltratam. Até o dia em que um homem misterioso lhe entrega um pacote com uma estranha receita. De repente, ele descobre que, nas redondezas, nasceu um pêssego do tamanho de uma casa.

Lá dentro, ele se torna amigo de insetos que moram na fruta e vive uma mágica aventura. Pode ser que a minha memória afetiva esteja comprometida aqui, mas eu lembro que esse filme me marcou muito.

Animação em stop-motion e com um tema musical. Vale a pena para quem gosta de animações diferentes.

Onde assistir: Disney Plus

O Estranho Mundo de Jack (Henry Selick, 1993)

Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta.

Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal.

Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O’Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.

Excelente filme natalino, ótimo de se assistir com a família em uma noite de natal. A história é muito legal e a trilha sonora melhor ainda, as músicas são a melhor parte do filme. Os personagens são carismáticos e o filme é super bem feito até hoje.

Onde assistir: Disney Plus

{EXTRA}

Wandinha (2022)

Baseada nos personagens clássicos de A Família Addams, Wandinha (Wednesday no original) acompanha a infame personagem, aqui interpretada por Jenna Ortega, enquanto ela investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade. A trama explora a adolescência de Wandinha estudando na Academia Nevermore, uma escola onde ela aprende a dominar suas habilidades paranormais.

Ao longo da série, a personagem passará por um processo de amadurecimento com a ajuda de sua mãe, Morticia Addams (Catherine Zeta-Jones). Conforme Wandinha se aprofunda nos mistérios que circundam a cidade, ela descobre que algo também sobrenatural envolveu seus pais há 25 anos atrás.

Ao mesmo tempo, Wandinha precisa equilibrar relações novas e complicadas com sua personalidade sagaz, fria e sarcástica. A série é escrita por Al Gough e Miles Millar e tem direção de Tim Burton.

Onde assistir: Netflix

Curiosidades

Timothy “Tim” Walter Burton nasceu no dia 25 de agosto de 1958. Burton nasceu em Burbank na Califórnia, Estados Unidos. Tim tem uma curiosa mania de rabiscar guardanapos onde quer que esteja.

É uma de suas formas de colocar para fora suas ideias. Tantos desenhos em guardanapos já foram até mesmo parar em um livro chamado: “Things you Think About In A Bar”. Em uma tradução livre, seria algo como “Coisas Que Você Pensa Em Um Bar”.

Edward Mãos de Tesoura é um marco no cinema e na vida de Tim Burton. Mas o mais curioso é que o personagem principal fala apenas 169 palavras durante todo o filme.

Edward é como um “autorretrato” de Burton. O personagem foi idealizado pelo cineasta quando ele ainda era criança. E o bairro em que se passam as coisas do filme é uma reprodução de Burbank, cidade natal de Tim.

A Nestlé ajudou muito o cineasta a realizar A Fantástica Fábrica de Chocolates. A empresa cedeu 1.850 barras de chocolate para a produção do filme. Além disso, outras 110.000 barras de plástico foram embaladas em papéis da Nestlé.

O que veio a seguir foi uma série de sucessos: a animação A Noiva Cadáver (2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010). Todos eles com dois características marcantes: o estilo único e característico de Burton e Johnny Depp!

Não há dúvidas que a infância de todos, principalmente quem cresceu nos anos 90, foi marcada por pelo menos algum dos filmes de Tim Burton. A mistura entre fantasia, terror, romance e comédia que o diretor criou em seus longas gerou um ambiente que acolhe diferentes públicos, com gostos diversos. Talvez esse seja o grande motivo do diretor se manter tão atual e conquistar tantas gerações.

Confira mais textos do colunista: www.socialbauru.com.br/author/gabrielcandido/ 

Compartilhe!
  • Fallout

    Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …
  • Eu vim de Bauru mas eu volto pra lá

    Eu estou voltando, confirmo sim, mesmo quando viajo para longe, quando estou a quatrocento…
  • Monstros do Cinema

    Nunca imaginei que Godzilla e Kong: O Novo Império seria o sucesso comercial e segue de lo…
Carregar mais em Colunistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fallout

Seguindo uma tendência atual, adaptações de jogos tem sido o grande destaque dos estúdios …