Na trajetória de Mariana Motta (CRMV/SP 41.864), veterinária e especialista em felinos, o caminho entre faculdade e empreendedorismo foi imediata. Isso porque, assim que terminou a graduação aos 21 anos, virou autônoma e começou a atender em domicílio. “Eu vim de família simples. Então, eu precisei trabalhar assim que terminei a faculdade, não tinha outra opção”, conta.

Já nesse momento teve que tomar decisões de negócios, como a escolha por oferecer preços populares, inspirada no estágio em hospital público em São Paulo, e encontrar formas de conquistar clientes. “Afinal, não é porque o tutor tem poucas condições, que não tem direito de ter animais”, explica, indicando como isto contribui para atingir mais pessoas.

VeterináriaFoto: Divulgação

“O boca a boca me ajudou muito. Teve um período que eu ia até a Vila Industrial, parava o carro e ia de porta em porta atendendo todas as casas na quadra. Eles combinavam o horário, e eu saía para atender todo mundo. Cheguei a atender 12 casas numa rua”, relembra.

Em apenas cinco meses, ainda em 2018, alcançou um segundo passo: inaugurou a clínica Popular Pet, para cães e gatos. A ideia era estabelecer um horário de atendimento – tinha dias que trabalhava das 6h30 até 3 da manhã – e atender um pedido dos tutores. “Eles perguntavam se eu não tinha um lugar para castrar e internar. Quando abri a clínica, foi para continuar o que estava fazendo”, diz.

Veterinária

Há um ano e três meses, mais um avanço na carreira. Mariana ampliou o Popular Pet e formatou como um hospital, com mais salas, internação, vacinação, laboratórios para exames, atendimento 24 horas – inclusive cirurgias -, uma diversidade de especialidades, preços populares, aberto para convênios e parcerias com veterinárias para atendimento a domicílio, assim como no começo da carreira dela.

VeterináriaFoto: Divulgação

Completando cinco anos em maio, ela já sonha com voos maiores. “Eu, quando coloco uma coisa na minha cabeça, luto para conquistar. Foi assim com o hospital. Um dia pensei que precisava de uma área maior, dois meses depois estávamos aqui. Agora, tenho planos de crescer ainda mais”, garante.

Parceria com a mãe

A trajetória do domiciliar ao hospital de Mariana tem a parceria da mãe, Lucilene Motta. “Eu acho inclusive que o espírito empreendedor é dela”, resume a veterinária, pensando em como a faculdade não prepara os profissionais para gestão do próprio negócio.

VeterináriaFoto: Divulgação

“Quando eu me formei, eu tinha acabado de completar 22 anos. E desde que atendi a primeira casa, eu sempre tive a minha mãe ao meu lado. Se hoje temos toda essa estrutura, é porque ela ajudou em todos os passos”.

Da mesma forma, Mariana – que tem 22 animais de estimação – conta como a ligação entre as duas ficou mais forte. A veterinária lembra o preconceito sofrido por ser uma mulher jovem. Lucilene era a força que ela precisava.

“São nessas horas que você sente que o negócio é seu e fala ‘vou lutar por isso, é meu sonho, não vou deixar ninguém desrespeitar’. Veio um sentimento de vou ser mulher e segurar o rojão”, comenta, indicando como foi um dos maiores ensinamentos da mãe. “Ela sempre brincava dizendo: mulher tem que passar um lápis no olho e ir para guerra”.

Vinte mulheres

Essa história ajuda a explicar a atual estrutura do Popular Pet. Por lá, dos 28 colaboradores, são 20 mulheres que atuam diretamente no hospital, localizado na Rua Engenheiro Saint Martin, 18-40, no Centro.

Foto: Divulgação

São profissionais que vão desde atendimento na recepção às especialidades disponíveis no local, como anestesista, médica felina, patologista, clínica médica, cardiologista e dermatologista.

Mariana conta como tudo começou com a contratação de uma cirurgiã há cinco anos, que ainda atende no Popular Pet, e continuou com as indicações entre elas, a sensação de família que ela almeja e, principalmente, qualificação profissional e competência.

VeterináriaFoto: Divulgação

VeterináriaFoto: Divulgação

“Eu percebo como elas passam cuidado, carinho, doçura e colo, que é essencial para atender os pets, mas mostrando garra, estudando para caramba e sem medir esforços para tratar os animais”, comenta. “Porque mulher é essa delicadeza e cuidado, e ao mesmo tempo o sangue no olho para ir à luta. É uma dualidade que eu prezo aqui no hospital”.

publieditorial

Serviço
Hospital Popular Pet
Endereço: Rua Engenheiro Saint Martin, 18-40 – Centro
Horário de funcionamento: aberto 24h
Contato: (14) 3243-8398 | WhatsApp – (14) 99862-3445
Instagram: @hospitalpopularpet
Facebook: /HospitalPopularPet

Veterinária

Veterinária

Veterinária

Veterinária

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…