Mesmo antes dos 18 anos, Vitor Andrade, natural de Ourinhos, já estava no mercado de trabalho. Primeiro como servente de pedreiro, e depois no setor administrativo do grupo Petrópolis, revendedor de produtos da Coca-Cola. Para ele, foram experiências valiosas antes da maioridade.

“Me aproximei pela parte administrativa e financeira. Foi quando comecei a me interessar pelo assunto e fazer cursos relacionados a essa área, como finanças pessoais, Excel, entre outros”, comenta.

Já adulto, começou a trabalhar como vendedor na World Tennis e, em apenas seis meses, virou gerente de uma unidade em Maringá (PR), onde passou quatro anos. Essa trajetória proporcionou conhecimentos e experiência em gestão, organização de contas e compreensão de negócios.

Com essa base, em 2019, Vitor começou a prestar consultoria para empresas de conhecidos que precisavam de ajuda para controlar as contas.

Oficialmente um gestor financeiro

Depois dos primeiros clientes, Vitor passou a receber indicações e oferecer o mesmo serviço para outras empresas, realizando diferentes atividades como ajudar na definição de preços, compreender o fluxo de caixa, explorar formas de arrecadação, avaliar o estoque, analisar as contas a pagar, entre outras.

Aos poucos, foi entendendo o impacto da gestão financeira nas empresas e decidiu concentrar a carreira nesse sentido, tornando-se oficialmente um gestor financeiro para empresas da região. Em Bauru, atua há dois anos.

O serviço de acompanhamento das contas

O trabalho do Vitor envolve o acompanhamento da gestão financeira do cliente, especialmente por meio de reuniões presenciais ou online. No primeiro encontro, por exemplo, a ideia é entender o momento da empresa, os objetivos, as metas, a melhor forma de atendimento, entre outros aspectos.

“Dependendo da necessidade e do porte da empresa, posso fazer reuniões pontuais, quinzenais ou semanais, conversar pelo WhatsApp, ter contatos diários com departamento financeiro… Como for mais efetivo para o cliente”, explica Vitor.

Números e palavras

Depois desse primeiro encontro, as reuniões seguintes vão servir para fornecer as análises das contas e os diferentes indicadores financeiros para auxiliar na tomada de decisões.

“Os números servem para o empresário verificar, mensurar e analisar como está a empresa. Com esses dados organizados em planilhas e gráficos, ele vai ter a clareza sobre estoque, precificação, caixa, arrecadação, entre outros aspectos da saúde financeira”, explica.

No entanto, a matemática não é a única atividade do Vitor nas reuniões. Uma das partes importantes do trabalho dele é a capacidade de conversa.

“Uma das coisas que mais aprendi na minha trajetória é que tenho que ser especialista em pessoas”, diz. “A decisão final é sempre do cliente, mas preciso dar conselhos para que ele não cometa erros, sendo que atendo desde empresários mais cautelosos aos que gostam de arriscar mais”.

Da mesma forma, a gestão financeira vai atuar em diferentes momentos, como uma reorganização das contas para uma empresa com problemas, a manutenção da estrutura para ajudar no crescimento e até quem pretende fazer investimentos.

Todos os setores

Ademais, o gestor financeiro atende empresas com faturamento a partir de R$50 mil por mês, de diferentes cidades da região e de qualquer setor. Entre os ramos atendidos por ele, estão médicos, esteticistas, mecânicas, padarias, restaurantes, lojas de roupa, clínica estética, clínica odontológica e pet shop.

Até mesmo por isso, ele garante que a proposta é personalizar o atendimento. “Uma mecânica e uma padaria, dois tipos de serviço que atendo, possuem realidades diferentes, logo, preciso adaptar o trabalho”, exemplifica.

Traçando planos

Como fica evidente no texto,a carreira avançou rapidamente para Vitor, que completou 24 anos no dia desta entrevista. Para o gestor financeiro, a capacidade de organização desempenhou um papel fundamental nesse processo, já que ele sempre estabeleceu metas.

“Sempre tracei planos na vida e com prazo de validade! Na adolescência, por exemplo, já sabia que queria ter uma loja aos 20 anos [Vitor tem uma loja em Ourinhos]”, diz, comentando sobre outra meta: completar um curso a cada seis meses.

Atualmente, com 26 clientes em diferentes cidades, ele viaja pela região para acompanhar os clientes, além de ministrar palestras.

publieditorial
Serviço
Vitor Andrade | Gestor Financeiro Empresarial
Contato: (41) 98450-1986
Instagram: @viitorandrade___

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…