De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, 30% dos brasileiros entrevistados nunca compraram um livro, sendo que ao ano, um leitor finaliza apenas dois livros.

Apesar dessa estatística preocupante e da crise no mercado editorial, a publicação de novos títulos se mantém em alta. A produção de pequenas tiragens em impressão digital a um custo acessível aliada à facilidade da venda online torna possível a realização do sonho de publicar um livro.

A Canal 6 Editora atua há 13 anos publicando obras de autores da cidade e de todo o Brasil, motivando a produção literária e incentivando assim a leitura de todos os bauruenses.

Uma vida editorial

A Canal 6 nasceu em 2005 pelas mãos de Carlos Fendel junto com sua esposa Erika Woelke. Mas a experiência do casal dentro do mercado editorial iniciou lá em 1994, quando eles começaram a trabalhar nessa área. No total, são mais de 20 anos de atuação!

No começo, o foco da editora era voltado para publicações acadêmicas, fazendo parcerias com universidades e professores por meio dos selos Canal 6 e Projeto Editorial Praxis.

A partir do momento em que a tecnologia trouxe novas possibilidades de produção, impressão e comercialização, a editora bauruense também mudou para se adequar às novas demandas.

Novas páginas

Pensando em atender a um público ainda maior de autores e leitores, a Canal 6 criou dois novos selos: o Plante e o Semeando Autores.

O Editorial Plante é dedicado a livros de literatura brasileira em geral. Enquadram-se também livros que demandam uma tiragem pequena, como a história da família ou uma compilação de poemas.

Mas o selo Semeando Autores é o que vem para chamar a atenção. Para estimular desde cedo o hábito da escrita e da leitura, o projeto faz parceria com escolas para a produção de livros em sala de aula!

canal 6 editora

A escola escolhe um tema e o trabalha com os alunos do Infantil, Fundamental 1 e 2, produzindo então os textos e imagens que farão parte do livro. Ao final a Canal 6 faz a edição e a impressão da obra, entregando um livro coletivo ou individual aos autores.

“O principal objetivo do projeto é que a criança tenha uma experiência literária positiva e que isso contribua para a cultura de leitura e escrita dela”, afirma Carlos.

Além dos selos, a editora conta com a coleção Xadrez dos Pequenos Mestres. São livros didáticos de ensino de xadrez e possuem conteúdo apropriado para cada ano do ensino fundamental. O aprendizado do xadrez permite a interação com diversas disciplinas escolares como a matemática, a história e até idiomas.

Leitura sem complicação

O trabalho da Canal 6 vai na contramão das grandes editoras tradicionais, e tem como objetivo viabilizar a publicação para todas as pessoas.

“Prestamos todos os serviços editoriais necessários para a realização do sonho de publicar um livro”, explica o proprietário da editora.

Carlos ainda conta que o diferencial da Canal 6 é o comprometimento com a qualidade da prestação do serviço a um custo acessível.

E esse trabalho vem dando tão certo que só em 2018, a editora já publicou mais de 100 títulos e atendeu a mais de 1.000 alunos!

Literatura em Bauru

Para trazer o mundo dos livros ainda mais perto dos bauruenses, a Canal 6 estará presente na 18ª Feira do Livro de Bauru com o projeto “Bauru 2028: a mudança que esperamos do mundo, o mundo também espera de nós”.

O evento acontece entre os dias 23 e 27 de outubro o Parque Vitória Régia, e a Canal 6 passará os cinco dias de evento produzindo um livro ao vivo e completamente do zero, captando textos das pessoas que estiverem na feira.

Ao longo dos dias, os bauruenses poderão ter a experiência viva de como é o processo de produção de um livro, desde a revisão, diagramação, impressão e lançamento.

E falando em lançamento, o livro produzido durante a feira será lançado e entregue gratuitamente aos autores no sábado (27), com uma tiragem de 300 exemplares.

canal 6 bauru

O projeto é uma iniciativa inédita na região (e possivelmente no Brasil). Conta com a parceria com Secretaria da Cultura de Bauru além do apoio da Gráfica Viena e da Associação Bandeirantes de Bauru.

“Nosso intuito é mostrar que, apesar de existirem diversas etapas no processo de produção do livro, hoje é possível fazê-lo de forma rápida e com qualidade”.

Qualquer pessoa acima de 12 anos pode participar, e para saber mais sobre o projeto “Bauru 2028”, confira o regulamento no site www.canal6.com.br.

“Tudo isso é uma forma de mostrar para as pessoas que, para ser um autor, basta ter boas histórias para contar!”, conclui Carlos.

Serviço
Canal 6 Editora

Local: R. Machado de Assis, 10-35 – Vila América
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 18h.
Contato: (14) 3313-7968
Mais informações: www.canal6.com.br, www.facebook.com/Canal6editora/ ou [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…