O CrossFit é uma metodologia de exercícios que visa promover um melhor condicionamento físico. Criada em meados da década de 90 nos Estados Unidos pelo ex-ginasta Greg Glassman, a modalidade é inspirada em treinamentos militares e virou sucesso mundial.

O CrossFit Bauru foi criado no ano de 2012, em meio ao sucesso da metodologia pelo mundo, sendo uma das academias pioneiras no Brasil. O box bauruense foi idealizado pelo educador físico, Kiko Mendonça.

Eu comecei a procurar o que tinha de novo no mercado e achei o CrossFit pela internet. Nessa mesma época, aqui no Brasil, só tinha uma academia de CrossFit que era a CrossFit Brasil em São Paulo”, diz o fundador do CrossFit Bauru.

Três pilares, três diferenciais em relação a outros treinos

A modalidade é baseada em três pilares:

  • O primeiro são os movimentos funcionais, que são aqueles que fazemos no dia-a-dia, como agachar e levantar, por exemplo.
  • O segundo pilar consiste na variação constante de diferentes exercícios para que o treino seja mais desafiador que os treinos usuais.
  • Já o terceiro, consiste na alta intensidade, associada aos exercícios com maior queima de calorias, elaborados para que se alcance um melhor condicionamento físico.

Embora esses pilares sejam a base para todos os treinos da modalidade, Kiko salienta que deles se originam inúmeros exercícios. Sendo assim, os treinos do CrossFit Bauru são diferentes todos os dias, ficando bastante dinâmicos.

Dentro desses três pilares, sai um leque de outras informações. Por exemplo, a gente trabalha com movimentos metabólicos (correr, nadar, pular corda…), outra base são os movimentos ginásticos que usam seu próprio peso corporal (flexão de braço, barra, subir na corda) e movimentos com peso (barra, pesinho de mão, bola …)”.

Dessa forma, os treinos seguem uma sequência, passando por três momentos. O aquecimento é o preparo do corpo para começar a se exercitar. Os skills é a parte em que os alunos irão aprender as técnicas dos exercícios para não se machucarem durante a execução. Já o workout of the day (WOD), ou “missão do dia”, é a sequência de exercícios, ou seja, o treino em si.

O CrossFit é para todo mundo

Quem vê na mídia atletas de alto rendimento como o bauruense Anderon Primo, acaba caindo no mito de que o CrossFit é apenas para atletas e pessoas que já praticam algum tipo de exercício. Mas a verdade é que o esporte é para todo mundo, pois os treinos adaptam-se ás necessidades de cada pessoa.

Portanto, os exercícios são os mesmos para todo mundo, mas cada um executa no seu ritmo. Por exemplo, se você tiver menos capacidade física para levantar pesos, pode pegar um peso menor e aumentar à medida que seu condicionamento físico melhorar.

Cada um vai no seu nível até chegar no nível mais alto”, completa Kiko.

Além disso, o esporte também é para todas as idades, tanto que no CrossFit Bauru já existe a categoria Kids, para crianças a partir de 4 anos.

O CrossFit é para todo mundo
Foto: Divulgação Facebook

Os benefícios da modalidade e como ela pode mudar vidas

O CrossFit traz melhorias no bem-estar e na saúde das pessoas que o praticam e é uma das melhores modalidades  para melhorar o condicionamento físico.

Além disso, o esporte proporciona redução de estresse, definição muscular, aumento de massa magra, melhora da autoconfiança (por ser uma atividade que te desafia constantemente a superar seus próprios limites) e o desenvolvimento de um espírito de equipe.

A mestranda em Arquitetura na Unesp e produtora de conteúdo, Helena Simões, é uma prova de como o CrossFit  pode ajudar em diversos aspectos. Ela começou a praticar o esporte em 2017 e em 2018 se matriculou no CrossFit Bauru.

Com problemas de anorexia desde nova, ela acredita que a modalidade tenha a ajudado a superar isso.

Comecei a me dedicar aos treinos e em aprender a técnica. Pela primeira vez, me vi bonita. Fiz um ensaio de fotos com minha amiga que me fez me ver bonita. Forte. Com o tempo a ‘magrela’ que eu tentava ser, contra a natureza do meu próprio corpo, cedeu espaço para o meu natural”, diz Helena.

CrossFit traz diversos benefícios
Foto: Ana Giulia Zeca

Desde então, a estudante indica essa atividade para as pessoas e salienta os benefícios dela.

O Crossfit é mais que uma modalidade esportiva. É terapêutica. É social. É um estilo de vida saudável. É uma verdadeira analogia à vida. Para se conseguir algo deve se estar presente e se dedicar, construir, dar o seu máximo, por você e pelos seus sonhos”, relata Helena.

De acordo com o preparador físico Kiko Mendonça, depoimentos de superação são comuns na academia. Segundo ele, o sentimento de pertencimento ao grupo é uma das principais razões pelas quais o CrossFit se tornou tão popular.

publieditorial

Serviço:
CrossFit Bauru
Local: Box 1 (Rua Vereador Leandro dos Santos Martins 4-95, Jd. Estoril 5) / Box 2 (Rua Affonso José Aiello 14-77, Vila Aviação).
Telefone: (14) 99900 – 4050
Site: www.crossfitbauru.com.br/
Facebook: www.facebook.com/crossfitbauru/
Instagram: @crossfitbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com ERP alemão, empresa de Bauru personaliza sistema para a gestão de negócios

No início de abril, a Manyminds, empresa de tecnologia e distribuidor oficial SAP com sede…