Você sabia que neste domingo, 28 de maio, é comemorado o Dia do Hambúrguer? Considerado um dos pratos mais queridos e desejados no mundo todo, o hambúrguer pode ser feito de várias formas, seja com carne bovina, de frango ou até só com legumes.

Presente no Brasil desde a década de 50, hoje a iguaria é considerada o símbolo do fast-food e encanta paladares mundo a fora. Aqui em Bauru, não é diferente: muitos moradores amam tanto esta delícia que já inventaram várias receitas e formas diferentes de servi-lo em casa, para a família e os amigos.

Nós conversamos com alguns moradores que ensinaram sete maneiras diferentes de fazer esta receita e aproveitar a data da melhor forma possível: comendo muito! Confira:

Neto Samborahamburguer-caseiro-bauru7

Eu curto demais esta arte da hamburgueria, testar os diversos blends de carnes, tentar novos acompanhamentos, texturas e sabores. Sempre procuro harmonizar os ingredientes com a carne e é legal ver a reação das pessoas ao experimentar o burguer. Segue a minha receita:
Blend de carnes
*800g de Fraldinha moida (2x)
*200g de Panceta moida (2x)
*200g de calabresa moida

Acompanhamento
*300g queijo Prato
*200g bacon fatiado
*Rúcula ou alface americana
*Tomate

Cebola caramelizada
*6 cebolas grandes cortadas em rodelas
*2 colheres (sopa) de azeite
*2 colheres (chá) de vinagre
*100ml de água
*2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
*1 lata de xingu (cerveja preta)

Modo de preparo:
Cebola
Refogue as cebolas com o azeite em fogo baixo até elas ficarem transparentes. Adicione, na sequência, as duas colheres bem cheias de açúcar mascavo, o azeite e a água. Espere dar uma leve caramelizada (cerca de 5 minutos).
Após caramelizar, adicione a cerveja e deixe ‘curar’ até que a cebola fique com uma textura de geleia.

Bacon
Costumo colocar o bacon fatiado em uma forma e coloco em um forno a 180°, por cerca de 10 minutos, sempre virando. Isso mantém o bacon crocante e elimina uma parte da gordura. Se estiver fazendo com churrasqueira, pode colocar na grelha que fica melhor ainda.

Carne
Eu tenho um molde, mas gosto de montar hambúrguer com aproximadamente 160g, 170g. Eu misturo bem todas as carnes do blend e enrolo em um filme plástico até assar. Se você for fazer em churrasqueira, tempere na hora de por na grelha com um combinado de sal, pimenta do reino, alho e pimenta em pó. Se for um grill ou uma chapa, adicione neste combinado fumaça em pó que dá um gosto defumado à carne. Deixo sempre assar por 5 ou 10 minutos, dependendo da fonte de calor e nunca aperto pra não perder o sumo da carne. Quando está no meio do processo do segundo lado, adiciono queijo, cebola e bacon sobre a carne pra dar uma gratinada no queijo.

Montagem
Sovo os pães na churrasqueira ou na frigideira com um pouco de manteiga e coloco a carne com os ingredientes. Depois, adiciono a salada. Esse hambúrguer harmoniza bem com uma cerveja de trigo e, para acompanhá-lo, indico uma boa maionese verde.

 
 

Denis Yenesburgers-caeiros-1

Eu costumo fazer sempre um hambúrguer de 180g de fraldinha, chamado Royale With Cheese. Não sei explicar muito bem o modo de preparo, mas confesso que é maravilhoso! (risos).

Ingredientes:
*200g a 250g de maionese
*1/2 limão siciliano
*pimenta e sal a gosto
*1 colher (chá) de mostarda
*200g de mussarela
*200g de queijo prato
*30g de
*30g de gorgonzola
*Um pedaço pequeno de salame

Modo de preparo:
Faço uma maionese com a base da Hellmann’s, adiciono meio limão siciliano, uma pitada de pimenta-preta e sal defumado, além de um pouquinho de mostarda Dijon. O creme de queijo leva Mozarela, queijo Prato e Gorgonzola. Depois, frito pedacinhos de salame bem sequinhos. Tempero os aspargos com sal e limão siciliano. A carne eu costumo fazer na churrasqueira pra deixar defumado. Já o pão eu deixo um pouquinho pra selar na churrasqueira. Pronto, é só montar!

 
 

Kaito Casagrande
burgers-caeiros-4
Hambúrguer no pão de queijo com cebola caramelizada com crispy de Couve
Meu corte preferido pra fazer hambúrguer é a fraldinha; além de ser um corte delicioso, não precisa fazer blend (aquela mistura de carnes), porque ela sozinha dá conta de todo sabor necessário! Uma dica importante é pedir pra moer junto com a gordura (que dá o sabor e maciez) e moer duas vezes.

Ingredientes:
*400g de fraldinha moída
*4 fatias de mussarela
*1 cebola cortada em rodelas finas
*1 colher de sobremesa de manteiga
*1 colher de sopa de açúcar mascavo
*1 colher de sopa de shoyu
*½ maço de couve lavada, seca e finamente picada
*1 xícara de óleo
*4 pães de queijo (congelados, de supermercado mesmo)
*Sal e pimenta-do-reino a gosto
*Azeite

Modo de preparo:
Hambúrguer
Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino. Separe a carne em 4 porções e molde os hambúrgueres. Embale em papel filme e leve à geladeira por uma hora. Aqueça bem uma frigideira e unte com azeite. Quando estiver bem quente grelhe o hambúrguer até que os dois lados fiquem bem dourados. Desligue a frigideira e disponha as fatias de queijo por cima. Abafe com uma tampa para que o queijo derreta.

Cebolas caramelizadas
Aqueça uma panela e adicione a manteiga. Quando começar a derreter acrescente a cebola e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre. Quando a cebola estiver dourada junte o molho shoyu e o açúcar. Cozinhe até dourar.

Crispy de couve
Cubra uma assadeira grande com folhas de papel toalha e reserve-a. Prepare o óleo bem quente e jogue nele porções da couve e deixe fritar por cerca de 1 minuto. Retire a couve com uma escumadeira e espalhe-a na assadeira reservada, para que o papel absorva o excesso de óleo.

Pão de queijo
Asse o pão de queijo conforme instruções da embalagem. Usei o Pão de Queijo Minas Gourmet. Para a montagem: corte o pão de queijo ao meio, coloque a cebola, o hambúrguer com queijo e a couve.

 
 

Thais Farias
Como sou vegetariana, indico o meu hambúrguer de abóbora!

Ingredientes
*cerca de 3 xícaras de abóbora picada
*1/3 de xícara de aveia em flocos finos
*4 colheres de farinha de rosca
*1 cebola picada bem pequena
*1 dente de alho picado
*1 colher de chá de molho de pimenta
*1 limão
*Sal e orégano a gosto

Modo de preparo
Tempere a abóbora com sal e envolva em papel alumínio. Leve para assar por cerca de 30 minutos. Ela precisa estar macia. Amasse a abóbora ainda quente e misture os outros ingredientes. Leve à geladeira por 30 minutos, assim, a mistura fica mais firme. Modele os hambúrgueres e grelhe em uma frigideira antiaderente untada com azeite.
Na hora de servir, eu gosto de montar o sanduíche assim: uma parte do pão, cheedar cremoso, o hambúrguer, uma fatia de queijo, alface, rodelas de cebola e tomate e a outra parte do pão.

 
 

Nathalia Vialogo
Faço sempre um hambúrguer de frango que as crianças adoram!

Ingredientes:
*2 peitos de frango limpos e desossados
*farinha de aveia
*farinha de trigo e de rosca
*ovos
*salsinha picada
*1 cebola picada
*sal e pimenta do reino
*alho (para quem gosta)

Modo de preparo:
Triture os peitos num processador até virar uma pasta grudenta. Depois, vai colocando a farinha de aveia pra dar ponto mais consistente, inclua a cebola e salsinha picadinhas e tempere com sal e pimenta do reino. Às vezes pra mudar um pouco, eu coloco um pouquinho de curry porque combina muito com frango, mas é um tempero que nem todos gostam. Depois, amasse tudo até dar o ponto de um hambúrguer pequeno. Faça as bolinhas (ele fica mais mole mesmo, isso é normal). Depois, empane na farinha de trigo, passe nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca. Ele é empanadinho pra formar aquela casquinha crocante. Depois, coloqie no forno. Como eu faço para sobrinhos de 4 e 2 anos, não gosto de fritar; isso fica a gosto.

 
 

Kamila Feldenheimerburgers-caeiros-2

Eu costumo fazer o hambúrguer de batata doce Smoked.

Ingredientes:
*batata doce
*aveia
*páprica defumada
*abacate
*queijo caseiro de mandioquinha
*salada
*cogumelos
*vinho
*pão

Modo de preparo:
O burger leva batata doce, aveia, paprica defumada e temperos. O lanche é montado com o burger, maionese caseira de abacate, queijo caseiro de mandioquinha, salada, cogumelos salteados no vinho e o pão, claro!

 
 

Nélio Junior do Nellito’s Burguerburgers-caeiros-3

Lanche chamado Olinda

Ingredientes:
*180 gramas de carne Angus, 25% de gordura (fraldinha ou ponta de peito) e 75% de carne (alcatra ou costela);
*pão de brioche;
*manteiga;
*sal;
*pimenta do reino;
*Catupiry ®;
*geleia de pimenta queensberry®;
*bacon.

Modo de preparo:
Burger
Molde o burger com um anel de alumínio, coloque para assar na churrasqueira em uma grelha e acrescente o sal e pimenta do reino a gosto, deixe grelhar no ponto da carne que você preferir.

Bacon
Coloque em uma assadeira, fatias finas de bacon e leve ao forno 180º por 30 minutos.

Catupiry
Coloque em cima do burger enquanto estiver na grelha.

Depois desses processos é só montar seu lanche: pão, burger, catupiry, geleia de pimenta e bacon. Bom apetite!

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Após prometer nunca deixar os filhos sem festa de aniversário, moradora de Bauru vira doceira

Massa crocante, pedaços de banana fresca, doce leite cozido do leite condensado Moça® e ch…