publieditorial

A facilidade de se encontrar diversas dietas por aí está em um clique de distância. A internet oferece receitas milagrosas para quem quer emagrecer, aumentar massa muscular ou diminuir algum problema de saúde. Mas, muitos mais do que comer alimentos saudáveis, para atingir algumas metas, precisamos levar em consideração o fato de que cada pessoas tem um metabolismo diferente.

Escolher os melhores alimentos para colocar na dieta é trabalho do nutricionista. Ele é o profissional que decidir qual o melhor cardápio para o seu corpo e para atingir os objetivos almejados. Por isso, as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) oferecem um atendimento nutricional para a população de Bauru.

Na primeira consulta é realizado uma avaliação nutricional. Depois de 15 dias, há um retorno para buscar o cardápio pronto e pensado de acordo com cada paciente. Posteriormente, os retornos são realizados todo o mês ou quando precisar. O acompanhamento nutricional é oferecido para crianças, adultos, idosos e gestantes.

Pessoas com enfermidades como diabetes, hipertensão, obesidade, baixo peso, problemas cardíacos, renais, hepáticos, entre outros, também podem ser consultadas. Para quem não tem nenhum tipo de enfermidades a consulta é no sentido de oferecer uma introdução alimentar ou reeducação alimentar.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da FIB, Débora Tarcinalli Souza, todos os atendimentos são supervisionados por professores. “A FIB oferece atendimento nutricional individualizado com elaboração de cardápio individualizado por estudantes de nutrição, porém há a supervisão do docente tanto nas consultas como na elaboração dos cardápios”.

Os atendimentos são realizados de terça a quinta-feira, das 7h30 às 11h30, na Clínica de Nutrição da FIB. Para agendar basta ligar no telefone 2109-6214 ou pessoalmente na clínica de segunda e terça-feira, das 16hs às 19hs, e de terça a quinta-feira, das 7hs às 12hs.

Aprendizado prático

Oferecer à comunidade atendimentos é uma forma de beneficiar ambas as partes – população e estudantes. É por meio dessas consultas que os futuros nutricionistas tem a oportunidade colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, tendo como base as experiências para se inserirem no mercado de trabalho.

Esse foi um dos motivos pelo qual o estudante do 3º ano de Nutrição, Vitor Nunes B. Padim, escolheu a FIB. “Umas das melhores experiências que eu tive durante o curso foram as aulas práticas no laboratório de Técnica e Dietética. Com as atividades práticas acompanhadas fora da faculdade, me sinto cada vez mais confiante e apto a dar orientações e esclarecer as dúvidas das pessoas”, conta.

Quem influênciou o Vitor nessa escolha foi a mãe, Lorena Nunes Padim, que decidiu cursar nutrição aos 39 anos de idade. “Desde o primeiro ano, a FIB se mostrou uma instituição acolhedora preparada para receber alunos de todas as faixas etárias respeitando a individualidade de cada um. Hoje sou formada e atuo na área de nutrição clínica e educação nutricional”, explica.

Oficinas de Culinária para a comunidade

Enjoar da comida é uma frase constante no dia a dia, mas para isso não acontecer é necessário muita criatividade na hora de cozinhar. Por isso, a FIB também oferece oficinas de culinária abertas ao público.
O objetivo é incentivar o consumo de alimentos saudáveis, tanto em crianças como em adultos, e mostrar com criatividade é possível degustar alimentos saborosos do nosso cotidiano.

Em 2017, já foram realizadas três oficinas, duas com adultos e uma com crianças, e os grupos interessados nas oficinas podem ser escolas, gestantes, obesos, diabéticos, centros comunitários, entre outros. As oficinas são ministradas por alunos do curso de nutrição junto com os docentes.

Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora do curso de Nutrição da FIB, professora Débora Tarcinalli Souza, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 2109-6215.

Bacharelado em Nutrição

O curso de Nutrição na FIB tem a duração de quatro anos e oferece infraestrutura completa como bromatologia de alimentos, tecnologia de alimentos, de avaliação nutricional e sala de análise sensorial. Além do novo Laboratório de Técnica de Dietética, inaugurado em 2016.

Muitos mais do que oferecer aulas teóricas, o curso oferece conhecimento prático em laboratórios, clínicas e projetos de extensão com a comunidade de Bauru e região.

Vestibular

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família.
Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
FIB- Faculdades Integradas de Bauru – Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…