publieditorial

É comum relacionar obras e reformas à dor de cabeça, isso acontece porque diversos problemas surgem no decorrer de uma construção. Todos os imprevistos acabam por elevar o preço do orçamento e a previsão de término do processo se prolonga. Por isso, diversos métodos que reduzem esses problemas vem sendo lançados no mercado da engenharia civil.

Dois deles são o Lean Construction e o Building Information Modeling (BIM), que, juntos, trabalham para a melhor gestão de uma obra. O objetivo é simples – diminuir desperdícios, garantir a qualidade e a entrega no prazo de acordo com o custo inicial.

Sendo assim, contratar profissionais que dominem esses conceitos é sinônimo de um serviço mais planejado, com controle e execução dos empreendimentos de uma forma integrada.

Você deve estar se perguntando o que são o Lean Construction e o BIM e de que forma eles trabalham juntos, não é? Quem responde é a coordenadora do curso de Engenharia Civil nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Professora Elaine Câmera. Para começar, ela explica o que significa cada método:

Lean Construction

Do inglês livre, Lean Construction significa construção enxuta e é uma abordagem gerencial inovadora que utiliza os princípios do Sistema Toyota de Produção para a Construção Civil.

Além do método tradicional de enxergar os projetos como mera transformação, a Lean Construction inclui o fluxo de geração de valor. Portanto, tempo, variabilidade e satisfação do cliente devem ser incluídas como variáveis importantes no processo de tomada de decisões para a elaboração do projeto. Dessa forma, se torna possível uma melhor visibilidade de todo o processo e com isso é possível diminuir a variabilidade do processo como um todo.

Os princípios da Lean Construction são:
  • Redução das parcelas de atividades que não agregam valor
  • Aumentar o valor do produto considerando o cliente
  • Reduzir a variabilidade
  • Reduzir o tempo de ciclo
  • Simplificar reduzindo o número de passos ou partes
  • Aumentar a flexibilidade de saída
  • Aumentar a transparência do processo
  • Foco no controle de todo o processo
  • Estabelecimento de melhoria contínua ao processo
  • Balancear os fluxos com a melhoria das conversões
  • Aprender com referências de ponta (Benchmarking)

Building Information Modeling

O BIM é uma abordagem tecnológica que tende a facilitar o compartilhamento e o reuso das informações durante todo o ciclo de vida do empreendimento. Ele vem sendo utilizado como uma plataforma para a integração de informações, resultando na elaboração de planos mais confiáveis e auxiliando a antecipação e resolução de problemas nas fases de desenvolvimento do produto e planejamento da produção.

Se olharmos uma obra no seu lado prático, nenhuma obra é igual, mas em sua maioria elas têm algo em comum: movimentam uma grande variedade de materiais, serviços e diversas medidas para que sua execução aconteça da forma mais eficiente possível. Na maioria dos casos, gerenciar essa integração multidisciplinar é uma tarefa complexa. Nesse sentido, o BIM vem facilita e aumenta a gestão desta integração.

Lean e BIM na engenharia civil

Tendo em vista o suporte que cada um dos métodos oferecem separadamente, quando associados, eles contribuem ainda mais em um canteiro de obras. Para a coordenadora do curso de engenharia civil, conhecer as práticas do Lean Construction e do BIM é um diferencial para os futuros engenheiros.

“Civis tiverem conhecimento das ferramentas da Lean Construction que servem para reduzir vários tipos de desperdício na construção civil e do BIM que auxilia na integração das diversas faces do projeto de uma obra, certamente terão melhor desempenho no canteiro de obras”, esclarece.

Engenharia Civil na FIB

Com o objetivo de formar profissionais alinhados às tendências do mercado, o curso de Engenharia Civil na FIB oferece um ensino atual em relação aos softwares de obras. Para isso, a faculdade é a única na região a ter convênio com o SIENGE ou Enterprise Resource Planning (ERP) – software de gestão – especialista no ramo da construção civil.

Por meio do SIENGE é possível gerenciar e integrar todas as áreas de uma empresa da construção atendendo com propriedade todos os seus processos. “Visualizando a importância do estudo da filosofia da Lean Construction e da plataforma BIM o curso os métodos em disciplinas obrigatórias, optativas, cursos de extensão, entre outros”, explica a coordenadora.

Vestibular

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço
A Faculdades Integradas de Bauru (FIB) está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…