Escrita: uma das formas mais complexas de comunicação do ser humano. Uma linha, uma vírgula e um verbo podem ser usados para construir ideias, transmitir informações e formular conceitos. Ainda assim, a produção de um texto não se trata simplesmente de escrever palavras em um papel. É necessário técnica e desenvolvimento para obter êxito com a tarefa.

Marcela Rodrigues é professora de redação e atua na área de produção textual há mais de 10 anos. Para contribuir com sua formação docente, fez especialização em teorias linguísticas e mestrado em literatura, além disso, participou de cursos e congressos que contemplavam a valorização do texto escrito. Sendo assim, ela possui uma olhar técnico voltado para a correção de redações baseado nas exigências das principais universidades brasileiras.

A professora, em parceria com seu marido e sócio, chegou a Bauru no primeiro semestre de 2018 com o curso de redação Texto&Contexto, ideia trazida pelos dois de São José do Rio Preto, cidade natal do casal, onde Marcela já atua como professora.

As aulas elaboradas pela professora Marcela apresentam uma abordagem diferenciada sobre as correções das redações dos alunos. Após diagnosticar o nível de escrita dos aprendizes, todas as intervenções da professora são fundamentadas nas grades de correção utilizadas pelas bancas dos vestibulares mais importantes do país. “Cada tipo de proposta elaborada por uma determinada instituição apresenta uma ideologia. Por isso, não basta escrever um texto que aborde o tema exigido, é preciso elaborar um projeto de texto que cumpra as expectativas do exame”, enfatiza a professora.

A relação de Marcela com a língua portuguesa é baseada na necessidade de construir um processo de comunicação eficiente e objetivo que pode ser alcançado com a aplicação de conceitos da linguística textual no cotidiano da sala de aula.

Um novo olhar para o texto

No curso Texto&Contexto, cada aluno possui um acompanhamento individual e progressivo para desenvolver a competência autoral e o pensamento crítico. Assim, a habilidade escrita atinge maturidade e clareza para elaborar pontos de vista sobre diversos temas sempre com muita coerência.

“Percebo que o aluno associa o sucesso no vestibular com a produção de uma redação impecável, quando na verdade, a única preocupação deveria ser elaborar um texto coerente e com um ponto de vista”, afirma a docente.

Pode-se acrescentar ainda que, Marcela Rodrigues foca seu trabalho na gestão emocional dos alunos com acompanhamento individual e planejamento de estudos personalizado conforme a rotina do estudante. Com isso, o curso de redação se torna singular, específico e eficiente.

“Nosso diferencial é a abordagem fundamentada não apenas em técnicas linguísticas, mas também no tratamento individual que temos com cada aluno, sabemos compreender o quão difícil é ser avaliado pela sua escrita, por isso, os preparamos para o desafio.”, explica Marcela.

O curso

A Texto&Contexto foi aberta dia 8 de março em Bauru, em uma parceria com a escola de idiomas Focus, local onde as aulas de redação são ministradas por Marcela, dirigente de toda parte pedagógica do curso. Além da professora, no curso de redação também trabalha Adair Gomes Júnior, marido de Marcela e responsável pela parte administrativa, tecnológica e ideias de marketing.

As aulas de redação são dadas todas as quintas feiras, em dois períodos, das 17h às 19h e das 19h às 21h, sendo que no período de duas horas, a professora Marcela apresenta às turmas temas diferenciados.

Durante as aulas, são explorados diversos recursos tecnológicos, entre vídeo, programas diversificados, músicas, jogos, técnicas de mapas mentais, palestras, debates e um material exclusivo disponibilizado ao aluno.

A Texto&Contexto também possui um blog que oferece acesso às notícias mais importantes da semana, dicas de técnicas de redação e exemplos de textos.

Fora dos horários das aulas, são feitos os planejamentos de correção e o acompanhamento individualizado do aluno, com horário marcado de acordo com a disponibilidade.

O curso Texto&Contexto também trabalha com aulas destinadas a profissionais de diversas carreiras que prestam concursos, além do projeto “KIDS & TEENS”, que será lançado em breve, para jovens de 11 a 14 anos, com a finalidade de desmistificar mitos e inseguranças do adolescente em relação à escrita.

Nos primeiros seis meses de atuação do curso de redação em Bauru, Marcela já aprovou três alunos, sendo dois em engenharia e um em medicina, e sobre essa aprovação, a professora dedica a metodologia dinâmica das aulas.

“Abordagem textual necessita de técnica e planejamento, porém tal procedimento não é engessado. Eu não dou receita de texto, eu ensino a pensar e minha maior alegria é presenciar o desenvolvimento autoral de cada estudante.”, finaliza Marcela.

Serviço
O Curso de Redação Texto&Contexto está situado na Rua Cristiano Pagani, 5-38, Jardim Auriverde, na escola Focus Idiomas
O horário das aulas é de quinta feiras das 17h às 19 ou das 19h às 21h
Mais informações: 14 98221-6454 / 14 3879-6793/ 17 98139-9162
Site: textoecontextoedu.com.br
Facebook: facebook.com/textocontexto.redacao
Instagram: @textocontexto.redacao
A primeira aula é experimental e gratuita.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…