Semana de provas é sim um bicho de sete cabeças! Mas para ajudar a passar por esses dias complicados, buscamos alternativas para você que está sofrendo com todo o estresse.

Faculdade, trabalho, vida social… Como conciliar tudo isso? Entendemos como é complicado e também pouco debatido, então conversamos com a psicóloga Rosilene Maria Pinto, que ensinou formas de se organizar e manter a rotina em ordem.

O primeiro passo, segundo a psicóloga, é fazer uma lista das atividades que precisam ser realizadas e registrá-las em um papel. Depois, as classifique em ordem de prioridades: urgentes – importantes – necessárias. A cada dia, escolha três delas que, independente do que aconteça, não poderão deixar de serem realizadas. A psicóloga Rosilene, ainda ressalta: “Não deixe para amanhã o que poderá realizar hoje”.

Após concluir as atividades, verifique seu nível de eficiência e o nível de satisfação. Procure estabelecer metas específicas em cada atividade que você se proponha a realizar. Para finalizar, verifique quais são seus recursos próprios que lhe ajudam a atingir sua meta.
A psicóloga ainda nos deu dicas de como conciliar o trabalho com a faculdade: “Desenvolva habilidades para administrar seu tempo. Quando você tem um trabalho e um curso para concluir, lidar com o seu tempo de forma eficiente torna-se muito importante. Mantenha uma agenda atualizada para não se esquecer de datas e prazos”.

Para Rosilene, a regra que não pode faltar é a do dia livre, aquele para você sair com os amigos, ler um livro, fazer compras, limpar a casa e não se sentir culpado por “não fazer nada”.

Tchau, estresse!
Quem nunca perdeu a paciência com alguém por conta do estresse? Mas tem como evitar. Ao perceber que o humor está alterado, procure se acalmar, para depois se manifestar. “Cada dia é único e é fundamental que se viva da melhor forma possível. Escolha ser feliz!”.

Além da psicóloga Rosilene, quem também nos dá uma “força” é a fisioterapeuta Rosane Biazon Fioreli, que passou exercícios de como relaxar quando a tensão chega. Para ela, o ideal para aliviar a cabeça é respirar fundo, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca. Ela aconselha a tentar encher e esvaziar o pulmão o máximo que conseguir.

Todas as posições devem ser feitas de 10 a 15 segundos. Se possível, com os olhos fechados para não deixar nada tirar sua concentração. Veja só:
1. Eleve os braços acima da cabeça esticando bem como se estivesse espreguiçando – pode até dar uma inclinada para trás;
2. Relaxe o trapézio colocando a mão na cabeça e puxando para o lado. Repita do outro lado;
3. Leve a mão ao queixo e empurre a cabeça para trás e depois coloque a mão em cima da cabeça. Puxe a para baixo alongando assim todo o pescoço;
4. Gire devagar a cabeça de um lado e depois do outro;

Quer saber mais? confira outras dicas!

Rosane finaliza: “Acredito que os exercícios que mais fazem a gente relaxar em um dia de estresse sejam esses”.
Depois de todas essas dicas fica fácil superar a temida semana de provas.

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