O esporte é para todos, inclusive para os idosos! Quem confirma isso é o grupo Associação Terceira Idade de Bauru (Atiba), que leva o esporte à terceira idade bauruense.

Oficialmente, o grupo Atiba existe há quatro anos, mas os integrantes estão juntos há mais de dez. Por meio do vôlei a associação oferece melhor qualidade de vida aos idosos bauruenses.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos representa 13% da população brasileira e esse número tende a crescer. De acordo com a Projeção da População, pesquisa divulgada também pelo IBGE em 2018, o percentual de pessoas com 60 anos ou mais irá dobrar nas próximas décadas.

Portanto, o incentivo ao esporte à terceira idade é essencial para que a estimativa de vida dessas pessoas aumente. Dessa forma, a Atiba oferece o voleibol como esporte principal a homens e mulheres que formam dois times diferentes.

Conhecendo melhor a Atiba

A necessidade de dar uma identidade à Atiba foi crescendo e os diretores começaram a buscar formas para melhorar o projeto. César Bueno é vice-coordenador e um dos idealizadores do grupo e explica que foi essencial criar uma identidade para a instituição.

Foram surgindo necessidades de difundir esse projeto para a terceira idade e oferecer melhor qualidade no esporte para os idosos”, comenta César.

O propósito dessa instituição é oferecer o esporte e socialização. Assim, muitos idosos se sentem sozinhos quando se deparam com a idade. Os filhos crescem, a casa fica vazia e isso pode acarretar doenças psicológicas como a depressão. Então, a Atiba convida essas pessoas a participarem dos encontros e fazer esse momento ser único.

“Com esse projeto, queremos mostrar que a terceira idade não é o fim do mundo. E que existe vida – e vida ativa – na terceira idade e se quiser pode fazer muitas coisas”, comenta César.

Vamos mexer o esqueleto!

Atualmente o grupo é composto por 60 sócios e, para participar, é preciso ter mais de 50 anos e se associar ao Sesi e à Atiba. A associação pede a colaboração de R$15,00 aos associados, para ajudar nas despesas dos treinos e competições.

Baseado nisso, o grupo está em busca de patrocinadores e apoiadores para ajudar o projeto a crescer e se destacar. Além dos treinos, o grupo participa de campeonatos que envolvem equipes de outras cidades.

“Montamos um campeonato em Bauru que chama inter-praia, que são times do interior e da praia. Então, os trazemos aqui para jogar e em novembro vamos para lá, na Praia Grande”, explica.

Se você se interessou, já pode fazer parte desse time! É só chegar aos treinos que acontecem no Sesi de Bauru e se enturmar.

“Esse é o nosso remédio! O tempo deixa você idoso, agora velho só depende de você!”, finaliza César.

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…