O Colégio São José está em Bauru há 94 anos e, por isso, já marcou a vida de diversas gerações de bauruenses. Assim, na instituição de ensino é comum a incidência de avós, pais e filhos da mesma família.

De acordo com Valter dos Santos Xavier, diretor pedagógico que atua há 26 anos no local, esta preferência pelo São José se deve à sua educação humanizada que além do conteúdo e práticas pedagógicas, preza pelo ensino de valores morais e humanos.

Não obstante, visando a boa formação de seus alunos como pessoas e futuros profissionais, Valter conta que o colégio entende a importância de reconhecer a singularidade de cada estudante e reforçar suas habilidades.

Se a gente tiver mil alunos, um vai ser conhecido porque é bom no português e o outro por ser bom em matemática e em nutrição, por exemplo. Aquele que se adapta mais com o português, a professora vai incentivar isso, não deixando as outras matérias de lado, mas indo além nesta disciplina. O mesmo para matemática. Desde o portão os professores conhecem os estudantes pelo nome. É isso que nos diferencia, porque não somos uma instituição de números. Temos números, mas muito mais que isso. E estamos certos de que isso transforma. Tanto é que se você olhar no mercado temos um resultado significativo porque formamos pessoas engajadas a promover o melhor em todas as áreas e gente que sai daqui e é apaixonada pelo colégio”, relata.

Paixão pelo ensino

Mesmo há tanto tempo na área de educação, o São José não parou de evoluir. Movido por sua paixão em ensinar, o colégio sempre procura investir no melhor para os seus alunos quando se trata de estrutura.

Assim, segundo Valter, o ensino foi sendo modernizado ao longo do tempo e a instituição, que atende da educação infantil até o nono ano do ensino fundamental, conta com espaços específicos para o aprendizado dos estudantes.

Na nossa educação infantil tem alunos de um ano e meio até cinco anos, então temos espaços e materiais adequados. Parque, castelo de literatura, capelinha com as aulas de ensino religioso, jardim sensorial e um espaço gourmet onde nós falamos de nutrição. A educação infantil também tem aulas de inglês todos os dias, com fantoches, músicas e brincadeiras, além de aulas de música e de educação física. Do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono, também tem todo esse trabalho próprio. Um pouco mais exigente, com uma grade maior, de 933 horas nos anos iniciais, e 1933 horas nos finais, para atender melhor aos alunos e aprofundar as discussões”, comenta o diretor.

Ainda, quando falamos de amor pelo ensino é claro que os professores não poderiam ser deixados de lado.

Os docentes, além de possuírem mais de cinco anos de experiência no magistério, ainda têm acesso a uma formação continuada. Dessa forma, todas as quartas-feiras acontece uma reunião pedagógica a fim de propiciar esta qualificação aos profissionais.

Prezando pela vida

Desde março, atendendo aos decretos do governo e da prefeitura, o colégio passou a ter aulas remotas, prezando pela manutenção da saúde e bem-estar de seus alunos e funcionários.

A partir de então, os professores tiveram capacitações e todo o material oferecido para se adequar ao novo modo de ensinar.

Apesar das dificuldades de adaptação tanto para alunos quanto para professores, a Irmã Jucélia Melo, superiora e diretora administrativa da instituição, avalia positivamente esta nova experiência.

A cada semana nós realizamos uma pesquisa pelo Google Formulário com as famílias e nas avaliações foi perceptível o nosso crescimento. Então, claro que nós tivemos as primeiras dificuldades, o professor teve que ir aprendendo a dar aula com uma tela de computador e demos todo o suporte para que as aulas pudessem ser gravadas em casa, mas as avaliações foram positivas e percebemos este crescimento pedagógico”, comenta.

Ademais, outra mudança deste período foi o reforço das medidas de higiene na instituição. Para isso, o colégio até contratou um profissional estritamente para fiscalizar se os protocolos de segurança como limpeza, uso de máscaras e aferição de temperatura estavam sendo seguidos corretamente.

Novo ano letivo

Como plano para o ano que vem, Valter enxerga como necessária uma retomada presencial respeitando o que o decreto da prefeitura determinará.

“Se não tivermos a vacina, a nossa ideia é voltar os 20% ou 30% que for estabelecido no decreto. Então as aulas vão acontecer aqui no colégio, mas serão transmitidas pela internet para os alunos que ficarem em casa”, explica o diretor.

Ainda, para a Irmã Jucélia, esse método trará uma liberdade de escolha para os pais, que poderão optar por levar o filho à instituição, ou que ele continue tendo aulas remotas.

O professor vai trabalhar com o presencial e o remoto. E todas as metodologias (gravação de aula, aula remota e presencial) estarão disponíveis com segurança, qualidade e professores preparados”, completa a irmã.

Matrículas abertas

Assim, com as estratégias educacionais para 2021 traçadas, as matrículas e rematrículas para este novo ano letivo na instituição já estão abertas e vão até janeiro.

Como maneira de atender as famílias evitando aglomerações, é necessário que os pais ou responsáveis interessados em conhecer o colégio agendem o quanto antes as visitas por meio do telefone ou WhatsApp.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Para a efetivação da matrícula serão necessários os documentos dos responsáveis e das crianças (RG e CPF) e, se o aluno veio de outra escola, uma declaração da instituição.

Durante as visitações, o uso de máscara será obrigatório e serão colocadas em prática medidas de segurança como: higienização dos ambientes, aferição de temperatura e uso de face shields e máscaras pelos funcionários.

publieditorial

Serviço
Matrículas Colégio São José
Data: até janeiro de 2021
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Colégio São José (R. Antônio Alves, 1266 – Centro, Bauru)
Telefone: (14) 3366-3000 e (14) 99742-0456 (WhatsApp)
Site: www.sagradoeducacao.com.br/sao-jose
Facebook: facebook.com/colegiosaojose.bauru/?locale2=pt_BR

 

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…