Nutrição equilibrada e saúde são sinônimos. É por meio dos alimentos que o corpo recebe nutrientes para o metabolismo, manutenção e crescimento dos tecidos e fornecimento de energia.

De acordo com a nutricionista Érica Nascimento (CRN 3-344869), especialista em Nutrição Clínica e Esportiva aqui em Bauru, uma alimentação adequada é composta por proteínas, carboidratos, lípideos e micronutrientes (vitaminas e minerais). Comida de verdade e de forma equilibrada. Em contrapartida, maus hábitos alimentares, como doses desequilibradas de industrializados, falta de variedade alimentar e baixa ingestão de água, comprometem a boa saúde.

Porém, independente da situação, uma coisa é certa: o corpo comunica – e de diversas formas. Humor, disposição, memorização, concentração e, claro, estética.

Segundo Érica, a maior parte dos pacientes que ela atende no consultório na rua Virgílio Malta chega por lá por queixas estéticas. Acne, celulite, flacidez, gordura localizada e perda ou ganho de peso estão no rol das reclamações analisadas pela profissional que também é esteticista há 14 anos.

Alguns dos equipamentos utilizados durante atendimento com nutricionista

“A estética cuida do externo. No entanto, se a nutrição não estiver adequada, se não cuidarmos de dentro pra fora, essa estética acaba sendo muito volátil. É possível fazer um tratamento de 30 a 40 dias e conseguir um resultado bacana, mas de dentro pra fora aquilo não foi tratado. Logo, o paciente mantém as mesmas condições bioquímicas que resultam na disfunção inicial, podendo ser uma acne descompensada, uma celulite de grau mais avançado, uma gordura inflamada, um envelhecimento precoce e por ai vai”, informa a nutricionista.

Como mencionado por Érica, profissional formada nas duas áreas, com auxílio de um nutricionista e um esteticista, os resultados estéticos tendem a ser menos efêmeros.

Entretanto, também é importante lembrar que, apesar da alimentação influenciar diretamente nessas questões e na saúde, ela não é responsável integralmente por isso. Fatores como genética e estilo de vida devem ser analisados em conjunto.

Como exemplo de como as duas áreas podem se complementar, a profissional cita a drenagem linfática, processo estético que visa reduzir o inchaço e a retenção de líquidos por meio de massagens específicas.

Alguns procedimentos estéticos exigem equipamentos tecnológicos específicos

“O que eu faço na estética? Eu uso conhecimento e tecnologia para estimular a liberação de gordura local. Essa gordura é disponibilizada como forma de energia. Além disso, trabalho com a nutrição para diminuir a ingestão, melhorar a oxidação dessa gordura para que eu use ela onde aquele paciente quer”, explica.

O papel de um nutricionista

E exatamente pensando no “conjunto da obra” que os profissionais de nutrição trabalham. São eles os responsáveis por estudarem sobre os alimentos e os papéis desempenhados no organismo, levando em consideração as especificidades de cada paciente antes de propor uma dieta.

Logo, a visita ao nutricionista é indicada para crianças, jovens, adultos e idosos, já que cada um tem necessidades físicas, psíquicas e de bem-estar diferentes.

O ser humano não é uma coisa só. A gente transita em situações da vida. Uma hora você é adolescente, outra hora está gestante ou no pós-parto, uma hora você muda e resolve ser ‘fitness’. Nós temos momentos na vida, por isso que precisamos estudar para entender o paciente naquele contexto nutricional”, informa.

Dieta não é sinônimo de restrição

A palavra “dieta” tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa “modo de vida”. Ou seja, hábitos. Muito utilizada no contexto nutricional, aqui ela diz respeito aos hábitos alimentares. Pão no café da manhã, comida sem origem animal ou até aquele lanche da tarde que leva bolo de caixinha. Tudo é dieta.

Quando se trata de visitar um nutricionista para elaborar dietas, brota no imaginário popular a ideia de “dieta restritiva”, aquela que restringe determinado nutriente, grupo ou quantidade de energia. Entretanto, Érica não trabalha com isso.

Consultório de Érica, onde realiza os ofícios de nutricionista e esteticista

De acordo com ela, a saúde nutricional analisa diversos aspectos do ser humano. Portanto, antes de propor alguma intervenção nos hábitos alimentares é necessário considerar o papel dos alimentos na saúde física e emocional do paciente, já que, para além do caráter nutricional, a alimentação está relacionada com fatores econômicos, de prazer e socialização.

“A demonização dos alimentos não é saudável. Às vezes, o industrializado representa um cachorro-quente com a família ou uma feijoada com linguiça calabresa na casa dos avós. Eu não ‘proíbo’ meu paciente disso, porque normalmente o problema não está nas exceções e sim no dia a dia”, afirma. “Eu tento fazer com que ele entenda a mudança alimentar na estrutura familiar, na estrutura de compra, na estrutura das refeições que ele faz no dia a dia, ao invés de ‘proibí-lo’ de excessões”, complementa.

Como é um protocolo de atendimento na nutri?

De acordo com Érica, as consultas com um nutricionista pouco têm a ver com a comida em si, mas sim com a relação entre paciente e alimento. Por isso, o primeiro encontro serve, basicamente, para contextualizar. Como a própria diz, é “onde vive e o que come”.

Ao longo das consultas, ocorre a elaboração e atualização de cardápios específicos, acompanhamento contínuo dos resultados e a educação alimentar.

“[Depois da contextualização] é mais aula. Aula de educação nutricional, aula de saber como lidar com as situações adversas”, finaliza.

Sobre a esteticista e nutricionista

Érica Nascimento, 32, nasceu em Santa Isabel do Ivaí, no Paraná. Mudou-se para Bauru ainda criança, junto com os pais que trabalhavam como lavradores.

Desde os 12 anos já sonhava em ser esteticista. Com a maior idade, entrou no curso de estética pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e, na primeira semana de aula, descobriu a paixão pela nutrição.

Foi questão de tempo para entrar na graduação na Unip de Bauru, onde cursou nutrição. Mais tarde, especializou-se em Nutrição Clínica e Esportiva e hoje atende desde crianças na fase de introdução alimentar à famílias, casais e idosos. Além disso, cuida daqueles que procuram por processos estéticos corporais e faciais.

Atualmente, Érica atende na Clinica Malta

publieditorial

Serviço

Érica Nascimento (CRN 3-344869)
Telefone: (14) 3042-0562
Telefone e WhatsApp: (14) 99808-6653
Endereço: Clínica Malta (R. Virgílio Malta, 7-48, Centro, Bauru)
Instagram: @ericanascimentonutri
Site: linklist.bio/ericanascimento

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…