Foi em um tratamento de cerca de 18 meses com Paulo Muzy, no final de 2019, que a nutricionista Karine Rufato mudou a relação com a comida. “Passei por um processo apaixonante de perder o medo de alimentos como pão e chocolate. Eu percebi que posso emagrecer comendo chocolate”, relembra.

Nesse período, aprendeu o que é nutrição comportamental, vendo como um método no qual “o emagrecimento é consequência de um corpo saudável”, ela explica, e não precisa “comer transtornada”, ou seja, quando a alimentação é quase um fardo.

A mudança no comportamento acompanhou também uma renovação no atendimento dela como nutricionista. Karine se formou na área em 2017 por inspiração da tia, que adorava cuidar do corpo, e de revistas como a Boa Forma.

Inicialmente, além do atendimento, o plano pessoal era ser atleta de fisiculturismo e apostar em dietas restritivas. A soma das duas metas trouxe consequências. “Eu cheguei a um ponto de compulsão alimentar. Eu ganhei uma medalha em uma competição, mas acabei tendo depressão, alteração na tireoide e engordei 15 kg em três meses”, conta, relembrando do início do tratamento com Muzy.

Especialista em nutrição

Com ele, Karine regularizou o organismo e os hormônios, diminuiu a compulsão alimentar e se sentiu mais leve. “Eu passei a ter vida”, resume. “Perdi peso, comendo o que gostava. Voltei a sair com os amigos, porque antes eu não me reunia para comer com eles. Antes, tudo era voltado ao corpo”.

No mesmo processo, decidiu fazer especialização em nutrição comportamental para aplicar o método nos pacientes. “A alimentação é cultural e social. É o aconchego de lembrar da avó, de reunir as pessoas, de marcar momentos. Quando tratamos a comida como carboidrato, proteína e gordura, esquecemos disso. E minha carne não é só proteína! (risos) Quero mostrar essa relação com a comida”, enfatiza a nutricionista.

Pensar no comportamento na nutrição

Dessa forma, Karine atende em três vertentes: esportiva (primeira formação dela), comportamental e funcional, em uma sala na Clínica e Laboratório Santiago, na Rua Rio Branco, 21-10.

Assim, ao mesmo tempo que oferece atendimento pensando em emagrecimento, ela também atua para incentivar uma relação mais leve com a comida, com mudança de hábitos e sem dietas restritivas.

Isso porque, segundo a nutricionista, o comportamento é uma das dificuldades em um tratamento e a motivação nas consultas – incluindo o uso da formação em coaching pelo IBC – e a transformação de pensamento são parte do serviço.

“O que acontece: as pessoas começam uma dieta e focam para não sair. É pesado! Se priva até de comer bolo em um aniversário de um amigo. Ou come, pensa que atrapalhou a dieta e desiste”, comenta Karine. “Aí, volta a se alimentar compulsivamente, depois fica chateada com a estética e logo começa outra dieta restritiva. Entra em um ciclo vicioso”.

No consultório, Karine combina o cardápio com a paciente, respeita as escolhas de alimentação, faz atividades no consultório e propõe exercícios práticos como meditação.

Especialista em nutrição

Plataforma com vídeos e orientações

Outra forma de Karine aplicar as ideias de nutrição é com a recém-lançada Kaflix, plataforma online de saúde focada em nutrição e atividades físicas. 

Por R$29,90 – ou “menos de R$1 por dia”, como ela enfatiza -, o inscrito tem acesso a vídeos de treinos, atividades físicas e danças, dicas de alimentação, coaching, receitas, textos e atendimento online.

Especialista em nutrição

“Pensei naquelas pessoas, especialmente mulheres, que não têm dinheiro para academia e nutricionista, não têm tempo e querem algo rápido ou sentem vergonha de ir à academia, mas querem mudar o estilo de vida”, explica, comentando que os primeiros sete dias são grátis.

Todos os vídeos são feitos por profissionais das áreas, incluindo educadores físicos. Além disso, o inscrito tem acesso ao WhatsApp da nutricionista para tirar dúvidas e arquivos em PDF com orientações, por exemplo, para saber quais produtos comprar no mercado.

Especialista em nutrição

Segundo Karine, a plataforma será sempre atualizada com novos conteúdos e, com isso, a pessoa pode avançar o nível conforme o tempo, começando pelo conteúdo mais básico.

Desafio até o Natal

Para o lançamento da plataforma, a Karine propôs um desafio aos inscritos, cujo prêmio é um ano de atendimento gratuito com ela (presencial ou online). “É uma forma também de incentivar a busca pela saúde ou quem quer perder alguns quilos neste final de ano”, comenta.

Especialista em nutrição

No desafio, que finaliza em 23 de dezembro, os participantes vão entrar em um grupo no WhatsApp e devem seguir um protocolo, contendo orientações da nutricionista, conteúdos da plataforma e sugestões alimentares.

Até o final desse período, eles vão enviar fotos e dados para acompanhamento. No final, Karine vai escolher uma pessoa entre aquelas que completarem o desafio para ganhar o prêmio. Para se inscrever, basta aderir ao Kaflix e entrar no desafio pela plataforma.

Mais de 21 mil seguidores

A ideia de uma plataforma online surgiu da relação de Karine com o Instagram, no qual tem mais de 21 mil seguidores. Nascida em Bariri e em Bauru há oito anos, a nutricionista mostra a rotina na rede social.

Ela conta como o Instagram foi uma ferramenta para superar um relacionamento tóxico e se aproximar de novas pessoas. Com o tempo, desenvolveu uma conexão com o público, por meio de dicas e motivação.

“As pessoas me vêem na minha rotina, que pode incluir, por exemplo, um pãozinho quando me dá vontade e também um doce de leite no meu pré-treino. E está tudo bem! Eu quero mostrar que não sou um robô. Deixar claro que é possível ter um corpo que você goste, a saúde em dia, e, ao mesmo tempo, curtir a vida”, finaliza.

publieditorial
Serviço
Karine Rufato | Nutricionista
Endereço: Santiago – Saúde e Laboratório. Rua Rio Branco, 21-10. Vila America
Sites: emagrecimentokaflix.com.br
Contato: (14) 99139-6275
Instagram: @karufato
YouTube: /KozinhecomKa

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…