Na Padaria Vó Angelina, um dos itens disponíveis é um bolo de prestígio enrolado em papel alumínio. O que parece ser apenas mais uma opção por lá, na verdade, é uma lembrança de infância de um dos criadores do local, Bruno Castro, de uma receita da bisavó, homenageada no nome da padaria.

Doce de padaria

“Lembro quando eu era pequeno, e ia na casa da bisa nos fins de semana. Eu corria para a geladeira, porque ela deixava separado o bolo”, relembra Bruno. “E isso me remete ao carinho e doçura de se importar que estávamos ali com ela. É uma demonstração de amor por nós”.

São lembranças como essa que o fez – em parceria com a irmã Suzana Castro e a esposa Patrícia Castro – criar a Vó Angelina, que atualmente conta com duas unidades. Segundo ele, a proposta da padaria é ser esse lugar de “amor, ternura e maternalidade” com essência familiar.

Foi também com essa motivação que criaram a campanha ‘Sua Mãe ou Avó merecem ser eternizadas’ para o Dia das Mães, que vai premiar uma receita de doce com um vale de R$250 para consumo na padaria, além de incluir o item no cardápio, com o nome da mãe ou avó.

“Como temos essa relação familiar, os clientes gostavam de comentar sobre receitas da família deles. Foi aí que surgiu a sacada de proporcionar uma oportunidade de eternizar o nome de alguém especial”, comenta Bruno. 

Padaria de Bauru

Critérios do concurso

Esse pensamento explica o porquê do concurso culinário premiar a receita baseada em três critérios: sabor, apresentação e história. Ou seja, o vencedor é quem fizer mais sentido com a característica da Vó Angelina.

“Queremos a essência do doce! Como esse doce faz parte da família? Na inscrição, o participante tem que contar a história de forma narrativa, e mostrar os principais momentos que o item estava no lar, as experiências, qual saudade traz e quais vivências”, explica Bruno.

Dessa forma, o concurso considera a conexão entre receita e família. Não precisa ser uma iguaria complexa e inovadora, e sim ser acompanhada de uma justificativa. Como exemplifica o empresário, um bolo de fubá feito de um jeito específico pode remeter a alguma vivência com a mãe ou avó.

Entrando no cardápio, Bruno comenta como o concurso “materializa a lembrança da receita de família”. Isso porque a padaria passa então a vender a iguaria com as mesmas características, sabor – ou o mais próximo possível – e apresentação. “Aquele será o ‘Bolo da Dona Maria’ ou a ‘Bala Baiana da Dona Hilda’”, resume.

Padaria de Bauru

Apenas receitas de doce

Para se inscrever, o participante deve preencher o formulário neste link, entre os dias 20/4 a 4/5. Na inscrição, é preciso descrever os ingredientes e quantidades, o passo a passo, rendimento (para quantas pessoas), foto e contar a história. Cada participante só pode inscrever uma (1) receita de doce.

Os prêmios são:

  • 1º lugar: Vale consumo de R$250 no local + inclusão no cardápio
  • 2º lugar: Almoço especial com acompanhante
  • 3º lugar: Café da manhã colonial com acompanhante

O concurso tem duas fases, conforme o regulamento completo no site da padaria. A primeira será a avaliação das fichas de inscrições por uma comissão de três profissionais de gastronomia.

Doce de padaria

Doce de padaria

Evento na final

Depois disso, sete receitas (e histórias) serão escolhidas para a final, que será marcada por um evento no dia 13/5, às 16h, um dia antes do Dia das Mães, na unidade da Rua Virgílio Malta.

Padaria de Bauru

Na data, os jurados vão sentar de frente para o público no estilo Masterchef, ouvir as sete histórias, experimentar os doces e votar de 0 a 10 nos critérios de sabor, apresentação e história. Com a ação, a ideia é criar um momento para compartilhar diferentes experiências de família.

“Traz uma história que faz sentido para você, que te trouxe carinho, amor, união na família e sente saudade de experienciar de novo. E por isso, nós convidamos as pessoas a participar desse momento de contar e ouvir histórias”, finaliza Bruno.

Padaria de Bauru

publieditorial

Serviço
Vó Angelina Café & Pães
Endereço loja 1: Rua Rio Branco, 13-84
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 6h30 às 19h30. Sábados, das 6h30 às 15h
Telefone e WhatsApp (14) 3223-2070

Endereço loja 2: Rua Virgilio Malta, 18-87
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h15 às 20h30. Domingos e feriados, das 7h às 15h
Telefone e WhatsApp (14) 3234-9537

Instagram: @padariavoangelina
Facebook: /padariavoangelina

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …