A última quinta-feira (21) marcou o início do inverno e já podemos sentir o friozinho de Bauru. E nesses tempos gelados uma coisa que não sai da cabeça são as formas de se esquentar, certo? Além das roupas de lã, luvas e cachecóis, a boa e velha sopa é uma ótima ideia para aquecer o corpo.

Para facilitar a vida dos bauruenses que adoram uma receita diferente, separamos seis receitas de caldos e sopas para aproveitarem o inverno com muitas delícias!

– Sopa de Cebola

Ingredientes
3 colheres (de sopa) de azeite
700g cebolas bem fatiadas (5 cebolas grandes)
3 colheres (de sopa) de farinha de trigo ou farinha aveia
5 xícaras (de chá) de caldo legumes (receita ensinada neste post)
1 folha de louro
1 pitada de noz moscada
1 pitada de cominho
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela em fogo médio, coloque o azeite, as cebolas, tempere com sal e refogue por cerca de 30 minutos ou até as cebolas ficarem bem douradas. Procure mexer de vez em quando para não queimar.
Em seguinda, adicione a farinha de trigo ou farinha aveia de uma só vez, misture bem e rapidamente já coloque o caldo legumes. Misture e se quiser adicione temperos, como louro, noz moscada e cominho. Tampe e deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo baixo. Corrija o sal, se necessário. Desligue, remova a folha de louro e se quiser bata com um mixer ou liquidificador. Você pode bater tudo, não bater, bater uma parte apenas.

Para saber mais informações e dicas sobre essa receita, acesse o site do Presunto Vegetariano.

– Sopa de lentilha: fit e rápida

Foto: Michele Alves (blog Mi Alves)

Ingredientes

1 Xícara de Lentilha
1 Cubo de caldo de Legumes
2 Cenouras cortadas em cubos
2 Tomates cortados em cubos
2 Folhinhas de Louro
1 Cebola cortada em cubos
2 dentes de alho picados
sal, cúrcuma e/ou pimenta a gosto

Modo de Preparo

Deixe a lentilha de molho em água filtrada por pelo menos 12 horas. Escorra bem e transfira para uma panela com a cenoura, 3 xícaras de água, o caldo de legumes e o louro. Deixe fervendo. Enquanto isso, em outra panela adicione o alho, cebola e tomate e refogue bem. Coloque esse refogado na panela onde a lentilha e a cenoura estão cozinhando e deixe cozinhar por 10 minutos. Confira se precisa de sal ou algum outro tipo de tempero e deixe ferver por pelo menos 20 minutos, até a lentilha estar mole e o caldo, grosso. Sirva em seguida!

A receita é do blog Mi Alves.

– Sopa de abóbora

Ingredientes

1 Abóbora Japonesa grande
4 colheres de sopa de manteiga
Azeite
2 cebolas cortadas em tiras
2 dentes de alho
1 xícara de vinho branco
Tomilho à gosto
Gengibre à gosto
Sal e Pimenta do Reino à gosto
Caldo de Legumes
2 colheres de sopa de Iogurte Integral sem açúcar
4 fatias de pão
Parmesão ralado na hora

Modo de preparo

Corte a abóbora em cubos e coloque as cascas e as sementes pra assar com azeite e sal a 160 graus por aproximadamente 45 min, ou até tostarem. Refogue a cebola e o alho no azeite em fogo baixo, em seguida junte as abóboras e a manteiga. Depois de refogar bem, acrescente o gengibre, sal, pimenta do reino e o vinho branco, até a bebida ficar reduzida. Complete a panela com caldo de legumes até cobri-las e deixe cozinhar por 20 min ou até ficarem bem macias. Bata a sopa no liquidificador até ficar bem lisa, se necessário coloque um pouco mais de caldo.
Finalize com as cascas, sementes, iogurte e torrada de pão com queijo ralado.

Confira outras receitas do Mohamad Hindi aqui.

– Sopa de ervilha com bacon

Ingredientes

200 gramas de bacon
1 cebola grande
500 gramas de ervilha
1 litro de água
Sal e pimenta à gosto
15 unidades de mini mussarelas de búfala

Modo de preparo

Corte o bacon em cubos e jogue na panela quente para fritar. Frite até que ele fique bem crocante. DICA: Para ficar ainda mais crocante, conforme o bacon for soltando a gurdura, retire-a da panela e reserve. Volte o bacon para a panela e cuntinue fritando até que ele fique bem crocante. Depois deixe escorrer em uma peneira e reserve.
Corte a cebola em cubos médios. Volte a gordura do bacon para a panela e jute a cebola. Deixe dourar. Quando a cebola estiver dourada, acrescente a ervilha congelada ou fresca e cubra com a água. Deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 15 minutos com a panela tampada. Depois que as ervilhas estiverem cozidas, retire a panela do fogo e processe com a ajuda de um mixer ou processador. DICA: Se você for usar o liquidificador e ele tiver o copo de plástico, não coloque a sopa quente dentro do copo. Espere esfriar e só então bata a sopa. Quando a sopa estiver bem cremosa, tempere com sal e pimenta e acrescente a mussarela de búfala cortada em pedaços pequenos. Sirva com um pouquinho de azeite por cima e os crocantes de bacon.

A receita é do blog Dani Noce.

– Sopa de legumes verdes

Ingredientes

100 g de batata-baroa
50g chuchu
50g de couve-flor
100g de acelga
50g de cebola
1 alho
Sal Himalaia ou marinho
1 colher de sopa de óleo de coco

Modo de preparo

Refogue o alho e a cebola em uma frigideira. Ferva 500 ml de água. Adicione a abobrinha, chuchu, brócolis, alhoporó e vagem. Cozinhe por 20 minutos. Espere esfriar.

A receita é do programa Nhac GNT.

– Caldo de mandioca cremoso

Ingredientes

700 g de mandioca
2 caixinhas de Creme de Leite Camponesa (200g)
2 cebolas cortadas em cubos
6 dentes de alho amassados
200 g de azeitona verde picada
300 g de linguiça calabresa picada
2 tabletes de caldo de carne
3 colheres de azeite
Cheiro verde a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe a mandioca descascada em uma panela de pressão até que fique macia. Reserve a água. Amasse até adquirir consistência de purê. Em uma panela grande, frite a linguiça calabresa no azeite. Depois, adicione o alho, a cebola e refogue. Em seguida, acrescente os tabletes de caldo de carne e o purê da mandioca. Misture bem e acrescente a água em que a mandioca foi cozida. Acrescente mais 500 ml de água e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos em fogo baixo e com a panela semiaberta, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e as azeitonas e misture bem. Sirva com cheiro verde a gosto.

A receita é do site Embaré.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Circuito Gastronômico de Bauru oferece mais de 20 pratos exclusivos com preço único

Mais uma edição do Circuito Gastronômico de Bauru está começando! Até o dia 02 de junho os…