Você sabe o que é gratidão? Provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já usou essa palavra em algum momento. Mas, muitas vezes, a gratidão é citada sem ao menos saber o real significado dela.
Falar gratidão para algo ou simplesmente agradecer não é necessariamente sentir gratidão. Tá confuso? Calma, buscamos ajuda e vai ser fácil entender o assunto!
Conversamos com a coach e psicóloga, Evelyn Avelino, que nos ensina que a gratidão é o sentimento de ser grato pelo que você tem! Seja seu carro, casa, trabalho, família ou, até mesmo, por mais um dia de vida.
Por que ser grato? Para Evelyn, o universo nos devolve, tudo aquilo emanamos para ele.
“O universo acontece de você e não para você. Ele entende que, quanto mais eu agradeço, mais eu estou gostando. Então ele vai me devolver mais daquilo que eu agradeci”, explica.
Agradecer é essencial!
Então, se você se sente grato por algo, o universo entende que aquilo te faz bem e te devolve! “É um ciclo que acontece de dentro para fora”, completa Evelyn.
É cientificamente comprovado que a gratidão beneficia a vida de quem agradece, melhorando a saúde física, mental, social e aumenta sentimento de felicidade.
Têm dificuldades de sentir gratidão? A psicóloga Amili Martins Ellaro explica que isso é muito comum e um dos motivos pode ser a correria do dia a dia. Esse fator contribui para um automatismo dos comportamentos, deixando de lado as reflexões.
Ensinando agradecer
Para Amili, é preciso criar estratégias para não cair nessa armadilha do mundo moderno, “fazer um balanço dos acontecimentos diários ao final de cada dia e se propor a encontrar motivos para agradecer”, indica.
A psicóloga ainda ensina outra forma de ser mais grato que é: estabelecer uma meta e listar, pelo menos, três motivos para agradecer, que podem ser coisas boas ou importantes que aconteceram no dia.
“Esta tarefa tem a função de tornar a pessoa mais atenta e consciente das pequenas coisas que acontecem diariamente. Isso pode contribuir para o aumento da sensibilidade e do foco para situações vivenciadas no cotidiano”, completa Amili.
Yoga presente!
Quando o ato de agradecer se torna presente em nossas vidas, os dias tendem a ficar mais tranquilos. Segundo Gabriela Reis, professora de Yoga, cultivar pensamentos positivos é questão de hábito que, assim como a prática de exercícios, é complicado no começo, mas se torna automático com o tempo.
Gabriela comprova a afirmação citando um ensinamento do yoga que diz: “Quando surgirem pensamentos indesejáveis, estes podem neutralizar-se convivendo-se com seus opostos”.
Além disso, o yoga pode ajudar por meio das técnicas que expandem a consciência, mudando o praticante e a forma com que ele vê as coisas.
Existem modos de ser uma pessoa mais grata, como vimos, mas o mais eficiente é o treino diário!