Toda prática esportiva tem seus benefícios e desvantagens. Cada uma funciona melhor para necessidade e gosto das pessoas. Mas, se você curte uma piscina e busca por um esporte, a hidroginástica será sua nova melhor amiga.

Primeiramente, tire aquela ideia da cabeça de que só sua tia é quem faz hidroginástica. A atividade é indicada para todas as idades: jovens, adultos, idosos, pessoas que nunca praticaram atividades físicas, gestantes, e em alguns casos, até crianças.

Então, agora você deve estar pensando “não sei nadar, não tem como fazer hidro”. Calma lá, amigo! A hidroginástica é praticada em piscinas com níveis de água abaixo dos ombros. Os exercícios são feitos com os pés no fundo da piscina, sem riscos de afogamento.

Até agora, tudo certo. O melhor da hidroginástica é o fato de ser um dos exercícios com menor índice de lesões.

Relaxe na água

Além de relaxar os músculos e trazer uma sensação de bem-estar, a hidroginástica também traz outros benefícios para a saúde.

Segundo a professora da academia Saúde e Cia, Marcela Zaratini, “os benefícios da hidroginástica são muitos, mas podemos destacar os principais: reduz o impacto articular,  melhora o condicionamento muscular e a resistência cardiorrespiratória. Além de trabalhar a flexibilidade, melhorar a saúde mental, aliviar o estresse, auxiliar na perda de peso e aumentar a interatividade social dos praticantes”.

Mas se para você parece que fazer uma musculação na academia é mais eficiente que a hidroginástica, repense essa ideia.

A mesma força realizada em atividades fora da água podem ser aplicadas dentro d’água. Muito mais resistente que o ar, quanto mais força é feita na água, maior o esforço muscular e a intensidade, além do gasto calórico.

Outro fator importante  é que a água esfria o corpo mais rápido do que o ar e os praticantes não sofrem com a sensação desagradável de calor quando fazem os exercícios.

Bom para quem faz

Marly Fernandes é bauruense e pratica hidroginástica com frequência. Mesmo após um período sem fazer as aulas, ela voltou a se exercitar e só vê melhoras.

“As mudanças no organismo são bem claras. O exercício ajuda a gente a perder peso, melhorar a flexibilidade, a disposição, dá mais ânimo, além do contato com a água ser mais prazeroso”, ela comenta.

A escolha pela hidroginástica se deu, porque Marly buscava por algum exercício que não causasse tantos impactos, pois já teve hérnia de disco.

No final, ela encontrou tudo o que buscava na hidroginástica e mais um bônus: boas amizades feitas durante as aulas.

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…