Domingo é o dia oficial do descanso, portanto, nada melhor do que aproveitar para cuidar do corpo e da mente. Então, que tal conhecer o yoga? A atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 19 de abril, às 15h, pela professora Fernanda Vasconcelos Parreira.

O mais interessante é que o evento será em um local diferente: o Horto Florestal de Bauru. Segundo Fernanda, conectar-se com os elementos da natureza ajuda a nos conectarmos com nós mesmos.

“Ao ar livre recarregamos nossas energias e nos sentimos em harmonia com o todo. O Horto é cheio de pinheiros e o chão coberto de folhas forma um tapete natural. É incrível esta troca com a natureza e praticar yoga ao ar livre expande essa conexão energética e com os elementos da natureza”, explica a professora.

Outro ponto para a escolha do local é ser um espaço público e aberto para as pessoas. Portanto, a atividade é gratuita com contribuição financeira espontânea, no estilo pague o quanto vale ou o quanto puder.

E todo mundo pode participar, dos seis aos 99 anos de idade, quem já conhece e quem nunca teve contato com o yoga. Basta levar a sua canga, seu lençol ou tapete (mat) e aproveitar a aula!

Benefícios para o corpo e para a mente

Para o corpo, a prática melhora a força e a flexibilidade dos músculos. Além disso, estimula todos os sistemas como: respiratório, circulatório, digestório, endócrino, desintoxicando e gerando equilíbrio para o organismo. Está estressado? O yoga também ajuda a eliminar tensões!

Mais do que melhorar a parte física, a prática ajuda no campo mental, emocional e energético. Com a ajuda da meditação, o yoga ajuda a manter uma mente mais focada, livrando de doenças como ansiedade e depressão.

“O ensinamento tradicional do yoga tem o objetivo de liberar de todo o sofrimento, mostrando que a felicidade que buscamos fora, nos objetos e pessoas, não é permanente. A felicidade e a paz verdadeiras são a nossa natureza. Portanto, com o autoconhecimento, é possível perceber-se como completo e livre de sofrimento, apontando que já somos a felicidade. Com a percepção de si e do todo e com os ensinamentos desta tradição, é possível encontrar a paz e a felicidade, apesar das adversidades que vivemos no cotidiano”, completa Fernanda.

Foto: Bel Costa Encantos Revelados

Além do yoga

O exercício vai muito além das posturas, como já citamos, ele busca complemento em atividades como a meditação. Além das práticas físicas, tem também: exercícios respiratórios, técnicas de limpeza e purificação, concentração, relaxamento, mantras, entre outros.

“Os cantos, ou bhajans, criam uma atmosfera de alegria, harmonia, felicidade e despertam as emoções das mais elevadas vibrações. Também servem para despertar a devoção. Os sons tem poder de curar e transformar o que sentimos”, conta a professora de yoga.

Portanto, o que esperar do evento?

Fernanda responde: “espero que os bauruenses aproveitem essa oportunidade para conhecer um pouco mais do yoga de uma forma acessível e aberta a todos. Cada vez mais, as pessoas precisam sair da rotina e ter momentos de contato consigo mesmo e com a natureza, uma prática para expandir as percepções sobre si e sobre o mundo”.

Serviço
Yoga no Horto – 19/04, às 15h
Local: Horto Florestal de Bauru – Avenida Rodrigues Alves, QD 38-25 – Vila Cardia
Mais informações: (14) 98143-4456
Evento: www.facebook.com/yoganohorto

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…