Para os amantes da culinária japonesa é impossível não conhecer o temaki. A receita leva diversos ingredientes enrolados à mão com alga, o nori, em formato de cone. Aliás, seu nome tem ligação com a forma de preparo, pois “te” significa mão e “maki” corresponde a enrolar em japonês.

O temaki pode conter os mais diversos recheios como salmão, atum, peixe branco, ovas e outros. Portanto a ideia é que seja um prato prático, para se comer com as mãos, mas sem deixar de ser gostoso. Seguindo esse conceito, bauruenses com mais de dez anos no ramo da culinária japonesa se uniram para criar o Tikah, uma temakeria onde a palavra-chave é personalização.

Além de ser uma opção prática para o dia a dia, os sócios perceberam que os clientes de seus restaurantes sempre pediam temakis com adicionais ou personalizações próprias. “Então pensamos em deixar que a própria pessoa monte seu temaki”, aponta um dos sócios do Tikah.

Monte o seu temaki

A partir do autoatendimento, os clientes poderão navegar em um menu interativo e escolher o sabor, o tamanho, o acompanhamento e os molhos do prato. Ao todo, serão mais de 50 combinações possíveis para o temaki.

“Vamos oferecer sabores como salmão, peixe branco, atum, robalo e tilápia. Além dos acompanhamento, que vão desde Doritos à rúcula e tofu”, enumera um dos sócios. Para quem busca pela forma mais saudável da receita, ainda haverá opções com arroz integral.

Além dos temakis, o cardápio Tikah ainda traz drinks, sobremesas e pratos à lá carte, como combinados, sushis, sashimis, ceviche e mais. “Teremos opções para quem está buscando comida japonesa sem pagar muito até para quem quer algo mais refinado”, completa o sócio.

Terra e fogo

O nome do novo restaurante surgiu inspirado na filosofia dos cinco elementos do budismo japonês. Dessa forma, “tikah” significa terra e fogo. Tal conceito seguiu o restaurante desde a concepção do espaço até o cardápio.

Projetado pelo arquiteto de Bauru, Mario Lauris, o local contém detalhes que remetem à terra sem deixar de lado a modernidade e sofisticação. Já o cardápio foi pensado para representar o fogo, com ingredientes coloridos e vibrantes, assim como o elemento.

A ideia da temakeria surgiu da experiência dos sócios com a culinária japonesa, além de ser uma proposta que teve muito sucesso na capital. “Nós queríamos trazer uma proposta diferenciada, porque as pessoas sempre associam a comida japonesa com o rodízio. Por isso queríamos dar uma sofisticada nos pratos”, explica um dos sócios.

Tikah além dos temakis

Com inauguração marcada para o dia 08 de setembro*, o restaurante ainda contará com uma sala para reuniões corporativas e eventos, com toda estrutura preparada para receber os bauruenses.

Serviço
Tikah Temakeria
Local: Rua Antônio Alves, 25-69
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 19h às 23h (durante a pandemia)
Telefone: (14) 3223-1169
Instagram: @tikahbauru
Facebook: www.facebook.com/tikahbauru

*Matéria editada no dia 02 de setembro: A data de inauguração foi alterada do dia 03 para o dia 08 de setembro. 

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…