No dia 18 de março de 2013, era criada uma página no Facebook chamada Social Bauru. Uma nova mídia na cidade com o objetivo de levar entretenimento e informação de forma criativa ao leitor. Mas, para contar toda esta história de nove anos, precisamos voltar um pouquinho no tempo e falar sobre Vinicius Fernandes.

Nascido e criado em Bauru, ele é uma daquelas pessoas que gostam de olhar o lado bom de tudo. E claro que isso se estendeu ao lugar em que vive e à profissão.

“Desde pequeno sempre gostei de comunicação. Aos 8 anos eu criei um jornalzinho para o quarteirão da minha casa chamado Jornal Baboseira, contando novidades sobre o bairro, relembra.

Já na adolescência, manteve um blog por dez anos em que compartilhava fotos dos amigos de escola. Se você era adolescente nos anos 2.000 provavelmente vai se lembrar. O hobby continuou durante a graduação, no curso de Publicidade e Propaganda; e perdurou até 2012.

Site mantido por Vinicius Fernandes entre 2002 e 2012

Ainda nessa época, Vinicius trabalhou em diversos veículos de comunicação, como 94FM e TV TEM, além do blog de humor nacionalmente conhecido, Jacaré Banguela. “Sempre trabalhei em veículos, mas, por estar fora de Bauru, percebi que não valia a pena passar tanto tempo longe da família e dos amigos. Decidi voltar”, comenta.

Nesse meio tempo, fundou um projeto que remetia ao blog para colocar fotos de Bauru. De volta ao lugar que tanto ama, trabalhou em uma agência de publicidade. A experiência durou um dia e meio. Isso se deu, porque no segundo dia ele foi chamado para fazer uma cobertura fotográfica em um evento da Morena Rosa com Isabeli Fontana, no dia 18 de março de 2013.

“Foi a primeira cobertura que fiz e publiquei na página do Social Bauru com zero curtidas”, aponta. “Aos poucos eu fui percebendo que fazer fotos em eventos valia muito a pena, porque só tinham algumas colunas sociais impressas em Bauru. Ninguém fazia coluna social online.”

Durante o começo, a contratação era para se ter o registro do evento. Portanto, Vinicius entregava as fotos em um DVD. Paralelamente, publicava a cobertura na rede social, para promover o Social Bauru. Aos poucos o cenário foi mudando e as pessoas procuravam Vinicius para aparecer no Social Bauru.

O começo do Social Bauru

Da coluna social, logo a página começou a agregar outros conteúdos. Primeiro, foram as entrevistas com bandas de Bauru. Durante um ano, toda semana era publicada uma entrevista. Das bandas, as conversas se estenderam a modelos, personalidades bauruenses e até famosos que passavam por aqui.

Ainda em 2013, no mês de outubro, o Social Bauru organizava seu primeiro evento: o Social Bauru Fashion Show. O desfile teve ainda outras duas edições, em 2014 e 2015.

A quantidade de assuntos para abordar eram tantos, que vieram as reportagens sobre a cidade em editorias diversas, tais como comportamento, serviços, cultura, esportes, gastronomia, entre outros.

2016 foi marcado pela estreia do quadro “Fazendo Social“, de entrevistas em formato de vídeos. No banco passageiro sentaram nomes como Marcos  Pontes e  João Bidu. “Até hoje as pessoas me perguntam sobre o quadro”, comenta Vinicius enfatizando que interrompeu a produção por conta da pandemia.

Dados marcantes

De lá pra cá, alguns fatos marcaram a trajetória do Social Bauru, como os cem mil seguidores no Facebook, prêmios e eventos.

O escritório também mudou. De um espaço na casa da avó do Vinicius, a empresa foi para um espaço compartilhado  e, posteriormente, até o ponto comercial na Av. Getúlio Vargas, onde está até hoje.

Recepção do primeiro escritório do Social Bauru

Além disso, muitas pessoas participaram da história, contribuindo para chegar até aqui. Hoje, a equipe soma nove pessoas, entre jornalistas, fotógrafos, publicitários e administradores.

Nas redes, já somos uma comunidade de 131 mil pessoas no Facebook, 96.700 no Instagram e 200 mil leitores aqui no site.

Prêmios

Cada parabéns e retorno dos leitores do Social Bauru é uma recompensa pelo trabalho diário desenvolvido para levar informação aos bauruenses, bem como as premiações.

Em quase uma década, já foram dois reconhecimentos do Prêmio Atenção: Destaque em Comunicação Onlline (2015) e Destaque em Jornalismo digital (2019).

Equipe recebendo o Prêmio Atenção em 2019

Além disso, em 2018, a empresa ganhou uma moção de aplausos da Câmara dos Vereadores pelos cinco anos e pelos serviços prestados à comunidade de Bauru.

Moção de Aplausos na Câmara dos Vereadores de Bauru

Mais do que receber, também o Social Bauru também premiou. Em 2019, nasceu o Prêmio Impera, com o objetivo de promover e movimentar o cenário gastronômico da cidade.

O evento reuniu 52 restaurantes e 88 novas receitas que o público pôde degustar no circuito realizado durante um mês.

Vinicius Fernandes e os vencedores do Prêmio Impera 2019

9 anos de Social Bauru

Durante todo esse tempo, muita coisa mudou. Mas se tem algo que permanece intacto desde o primeiro dia de trabalho é a crença de que Bauru é uma boa cidade para viver.

Por isso, nós da equipe do Social Bauru, desejamos outros longos nove anos para continuar valorizando e compartilhando cada vez mais as coisas legais da cidade.

Equipe atual do Social Bauru (acima, da esquerda para direita: Raphael Bonini, Vinicius Fernandes, Juliana Oba, Lucas Scarton; no meio: Leticia Pinho e Danny Pagani; embaixo: Vanessa Fernandes, Yasmin Moscoski e Cleide Pedroso)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…