“Quantas mulheres você está vendo nessa cozinha? Sou a única. Por que será, hein? Porque a gastronomia tem uma hierarquia antiquada de regras escritas por estúpidos e velhos – por homens! Regras criadas para impedir que as mulheres entrem neste mundo. Mas eu ainda estou aqui.”

Esse discurso é feito por Colette Tatou, personagem do filme Ratatouille. Apesar de ser uma obra de ficção, a cena não deixa de retratar o que acontece na maioria das cozinhas profissionais. O Guia Michelin de 2018 indicou que apenas 5% dos restaurantes com estrelas no mundo são comandados por mulheres.

Mulheres nas cozinhas de Bauru

Aqui em Bauru, as mulheres que assumem as cozinhas tentam reverter esse quadro. Embora comentem que ainda há diferenças, elas veem as oportunidades crescerem cada vez mais.

“Aquela ideia de que mulher só cozinha em casa está cada dia mais ultrapassada. Conseguimos mostrar que temos capacidade e o respeito existe, comenta Deborah Franciscato. “É lindo quando me perguntam quais são as pessoas conhecidas que mais me inspiram no ramo de gastronomia e eu penso logo em mulheres que batalharam demais para estarem onde estão”, completa Ana Beatriz Demarchi.

Conheça seis chefs

Ana Beatriz Demarchi e Silva

Ana Beatriz se formou em Gastronomia em 2016, mas já tinha feito cursos de confeitaria e chocolates. Sua especialidade são os doces.

Ela conta que decidiu entrar na área porque gostava de cozinhar para amigos e professores da época da escola. Também fala sobre a influência da avó e dos pais. “Cresci com eles recebendo pessoas especiais e pensando em cada detalhe da comida e do cardápio”, lembra a profissional.

A bauruense já trabalhou em uma gourmeteria universitária e atualmente tem sua própria empresa de doces. Além de preparar, ela também gosta muito de comer. E para compartilhar essa paixão, em 2017 ela criou o perfil @tipsbyanabia no Instagram, onde faz publicações sobre os lugares que frequenta e os pratos que prova.

“Pode parecer o maior clichê do mundo, mas o ato de cozinhar pra mim é amor. Cozinhar e comer, para mim, representam a felicidade em todos os momentos, por menores que sejam. Estar presente, reunir pessoas e valorizar cada segundo é sonhar acordada”, completa Ana.

Ela ainda acrescenta que ama fazer risoto, desde uma prova da faculdade específica sobre esse prato. “Acho que é um dos preparos mais versáteis, requer atenção em cada etapa e uma construção de sabores”, finaliza.

Deborah Franciscato

Deborah é formada em Nutrição e entrou no curso de Gastronomia para aperfeiçoar seus conhecimentos na cozinha. Logo no início da formação, se identificou muito e acabou decidindo que queria trabalhar com isso.

Hoje, ela é especialista em confeitaria clássica francesa, sendo proprietária e chef de confeitaria do L’Atelier Sucré há dez anos. “Aqui já fiz de tudo, faço de tudo. Temos que conhecer a importância de cada cargo, as dificuldades, os processos, para então conseguirmos liderar”, pontua Deborah.

Para ela, o bolo é uma das preparações mais impressionantes, além de agradar todo mundo. “Eu acredito que a comida reúne pessoas e está presente em muitos momentos de alegria. Não tem sentimento melhor do que preparar algo com carinho e depois receber um sorriso de satisfação de quem degustou. Vale mais do que qualquer coisa! Cozinhar me deixa feliz, completa ela.

Hoje, 80% da cozinha comandada por Deborah são mulheres.

Denise Bologna

Denise tem Biologia como sua primeira formação, tendo trabalhado muitos anos com pesquisa na área da genética médica. Mesmo trabalhando na área da saúde, ela organizava jantares e festas para amigos e família, além de ter um programa semanal em TV aberta em 1997.

Quando criou coragem, largou a profissão de bióloga e se profissionalizou em gastronomia. “Trabalhei no L’ami, na época comandado pelo Erick Jacquin, e no Pomodori, do Jeferson Ruela”, lembra a chef.

Denise fez pós-graduação na Argentina e cursos na França e atualmente também é professora universitária de graduação, pós e MBA. “Como consultora abri vários restaurantes até abrir o meu aqui em Bauru. O Grão3 foi uma grande empreitada. Mas hoje sei que todas as oportunidades e experiências ao longo desses 25 anos de cozinha formaram a minha desenvoltura em uma cozinha profissional”, conta ela.

Este ano, ela entregou mais um restaurante como consultora, o Filipa Bistrô, na Avenida Comendador José da Silva Martha.

Para ela, o empoderamento feminino ajudou a superar as discrepâncias no setor. “Mulher trabalha duro também, consegue ficar horas em pé na cozinha, sem o famoso ‘mimimi’ que fomos taxadas por muito tempo. Isso nos colocou em um equilíbrio na profissão”, comemora.

Para Denise, cozinhar não é simplesmente “matar a fome”. “Preciso passar uma experiência de cuidado e carinho. Uma simples refeição, por menos tempo que tenha, nunca será uma comida qualquer”, completa a bauruense.

Erica Morandi

Erica também fez gastronomia como segunda opção. Ela é formada em Administração com mestrado em Engenharia de Produção e pesquisa em Gestão Ambiental.

A chef sempre foi adepta à alimentação saudável. Por influência das filhas, que se tornaram veganas em 2011, ela começou a conhecer mais sobre esse estilo de vida. “Decidi buscar mais conhecimentos a respeito e aplicar técnicas da gastronomia baseada em plantas. Assim surgiu a Orango Mango, com o intuito de trazer uma alimentação saudável e consciente”, destaca.

Ela é professora de gastronomia desde 2009 com disciplinas ligadas à gestão, como administração, empreendedorismo e marketing para bares e restaurantes. Também ministra aulas sobre cozinha vegana. “A cozinha representa o mundo que eu idealizo e acredito para que tenhamos, mundialmente falando, uma condição melhor de vida. Uma cozinha de amor e respeito ao próximo e ao nosso planeta, conclui Erica.

Izabela Sesquini

A chef Izabela também se formou em Gastronomia e é PitMaster e Parrilleira, especialista em carnes defumadas. Ela conta que fez o curso por hobby e acabou se apaixonando. “No segundo ano do curso, saí da empresa em que trabalhava e comecei a vida nas cozinhas”, conta.

Ela trabalhou em alguns estabelecimentos da cidade e atualmente é proprietária da Fogueria BBQ. Segundo ela, a exibição de reality shows voltados para gastronomia vem ajudando a mudar o cenário quando o assunto é liderança feminina.

“Um fato interessante é que quem sempre ‘comandou’ as cozinhas foram as mulheres, porém só começou a ser reconhecido como um cargo ou ‘lugar de poder’ quando os homens assumiram”, comenta Izabela.

A paixão da bauruense pelas carnes vem inspirada pelo pai, a quem ela sempre acompanhou nos churrascos. Hoje, ela conta que cozinhar é o que a dá prazer. “E eu quero que quem for comer a minha comida possa sentir isso também”, conclui.

Izabella Borges

Izabella se formou em Gastronomia e não tem uma única especialidade. Atualmente, ela atua como personal chef, o que faz com que seu trabalho seja bastante diversificado.

Antes de encarar a cozinha como profissão, ela chegou a ir para Campinas para cursar Direito na PUC. “Lá eu entendi que não era o que eu queria, não era o que me brilhava os olhos. Voltei na metade do curso e comecei a trabalhar com o meu pai que é o melhor cozinheiro do mundo”, lembra ela.

Na empresa do pai, Izabella fez de tudo – limpou chão, recolheu mesas, cozinhou, fez atendimento e às vezes chegava a trabalhar durante quase 12 horas por dia. Além dele, a bauruense também lembra a influência da família mineira.

Como mulher em cozinhas profissionais, Izabella conta que passou por episódios de desrespeito, mas com o tempo conseguiu se impor no ramo.

Ela alega que não tem uma comida preferida, nem para cozinhar, nem para comer. Gosta de fazer o que tem vontade ou o que as pessoas têm vontade. “É assim que tenho as maiores referências de afeto: pela comida, pela refeição, pelo acalento. Cozinhar é um ato de amor. Eu te garanto que esse é o melhor e mais refinado tempero que existe”, finaliza a profissional.

Este conteúdo é patrocinado pelo Primeira Mesa.

O aplicativo Primeira Mesa está em Bauru e já reúne diversos restaurantes da cidade. Com o intuito de preencher as mesas dos estabelecimentos logo no primeiro horário de funcionamento, o app traz benefícios a quem procura por uma experiência gastronômica.

Os usuários do app ganham 50% de desconto em todos os pratos, como entradas, pratos principais e até sobremesas. Além da economia, ainda é uma forma de evitar filas e ter um atendimento rápido e mais exclusivo.

Saiba mais clicando aqui.

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …